Novo Golf GTi chega em 2026, confirma chefe de design da VW

1
9269

O Golf GTi vai ganhar uma versão totalmente nova e eletrificada em 2026, a informação foi confirmada nas redes sociais por Andreas Mindt, Chefe de design da Volkswagen.

Mindt compartilhou a empolgante novidade com um esboço que compara o Golf GTI original ao conceito ID. GTI. O destaque aqui é a ênfase da Volkswagen nas semelhanças de tamanho entre o Golf GTI MkI e o compacto EV, desde a revelação inicial em setembro. Na época, a marca já havia confirmado sua intenção de produzir essa versão.

ID. GTi Concept
Foto: Volkswagen
ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen
ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen

“O Golf GTI foi revelado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 1975 com uma produção de 5000 unidades. Até o momento, já vendemos mais de 2,8 milhões. Em 2026, vamos apresentar uma versão elétrica deste modelo icónico” confirmou Mindt.

O ID.GTI, inicialmente apresentado como um carro conceito, recebeu uma resposta extremamente positiva devido à sua estética atraente e à promessa de desempenho, aproximando-se do que a marca planejava para a versão de produção. A ansiedade em torno desse novo capítulo na história do Golf GTI só aumenta.

ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen
ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen

O Mistério Sob o Capô

Apesar das boas novas, detalhes sobre a potência e a motorização ainda são escassos. Há especulações de que o veículo possa utilizar um motor elétrico capaz de superar os 228 cv (150 kW / 231 PS) estimados para o padrão ID.2all. A busca pela eficiência e desempenho promete ser uma característica fundamental desse novo Golf GTI eletrificado.

ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen
ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen

Rumo ao Mercado Global

A possibilidade de o carro chegar ao Brasil é incerta, mas em um mercado cada vez mais receptivo a veículos elétricos, não podemos descartar nada. Apesar de prever que o novo Golf GTI de alto desempenho não será uma opção barata, a possibilidade de vê-lo nas ruas brasileiras permanece em aberto.

ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen
ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen

Enquanto isso, na Europa, a confirmação de que o carro será vendido por lá é um fato concreto. O Chefe da VW nos EUA também expressou o desejo de incluir o Golf GTI eletrificado em seu lineup. Agora, aguardamos ansiosos para conhecer os próximos passos da Volkswagen.

ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen
ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen

Golf GTi no Brasil

O Golf GTI iniciou sua jornada no Brasil em 1994, quando a Volkswagen o importou do México com um motor 2.0 de 116 cv. A terceira geração, apelidada de “MK3”, deu lugar ao Golf de quarta geração em 1998, introduzindo um novo motor 1.8 turbo de 150 cv. Embora a importação inicial fosse da Alemanha, a nacionalização ocorreu no ano seguinte, solidificando uma longa presença no mercado brasileiro.

ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen
Foto: Volkswagen

A quarta geração do Golf GTI continuou firme no mercado, passando por ajustes e reestilizações ao longo dos anos. Equipado com um motor 1.8 recalibrado para impressionantes 193 cv, permaneceu em produção até 2009, encerrando uma era marcante. O Golf GTI de sétima geração, importado em 2014 com um motor 2.0 turbo de 220 cv, marcou o capítulo final dessa saga no Brasil. Nacionalizado em 2016, continuou em produção até 2019, quando, infelizmente, a Volkswagen interrompeu a produção e posteriormente a venda do Golf e do Golf GTI no país a partir de dezembro de 2020.

ID. GTi Concept / Foto: Volkswagen
GTi Concept / Foto: Volkswagen

Entretanto, a recente declaração de Ciro Possobom, CEO da Volkswagen para o Brasil, levanta a expectativa de um retorno do Golf GTI ao mercado nacional. Diante do sucesso de modelos concorrentes, como o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla, a possibilidade de reintroduzir o Golf GTI e até mesmo a versão R está sendo cuidadosamente estudada. Essa notícia empolgante sugere que, no horizonte brasileiro, o emblemático Golf GTI pode estar se preparando para uma ressurgência, abrindo caminho para a aguardada chegada do novo Golf GTI em 2026.

ID. GTi Concept
Foto: Volkswagen

Conclusão

O futuro do Golf GTI parece mais eletrificado do que nunca. Nesse contexto, a promessa de um modelo totalmente novo em 2026, pode animar entusiastas de carros e defensores da mobilidade sustentável. À medida que a Volkswagen molda o próximo capítulo dessa saga, todos aguardamos ansiosos para ver como o novo Golf GTI 2026 eletrificado conquistará espaço.

1 COMENTÁRIO

  1. Esses designers vão acabar com a identidade da marca.
    Olhem para o GTI MK7 com linhas retas, agressivas, musculoso. O GOLF é carro de macho alfa, ronco imponente, troca de marchas com pipocos no escape.
    Agora vem uma tal de ESG, cultura WOKE e faz carro de Barbie.
    Parece uma batata iluminada esse carro.
    Convido vocês a jogarem no YouTube: GOLF GTI VISION GRAN TURISMO. Isso sim deveria ser o GOLF 9 e não essa aberracao!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui