A Volkswagen já testa a nova geração do Nivus no Brasil. O modelo apareceu na região de Taubaté (SP), registrado pelo jornalista Felipe Boutros, do site AutoPapo, que compartilhou imagens exclusivas da mula de testes.

O SUV será construído sobre a plataforma MQB Hybrid, uma evolução da base MQB Evo usada em modelos como o Golf e o T-Roc europeus. O lançamento está previsto para até 2028, com duas versões eletrificadas: híbrido leve e híbrido pleno.
Projeto Saga: mais espaço e refinamento
Internamente conhecido como Projeto Saga (VW 213), o novo Nivus será maior e mais refinado que o atual. A nova base trará um interior mais espaçoso e um acabamento mais sofisticado, o que elevará o padrão do SUV.
Além disso, o design passará por uma grande transformação. Apesar de a unidade flagrada ainda usar parte da carroceria antiga, a frente já mostra as novidades. Faróis, grade e para-choques têm desenho inédito, e o estilo seguirá o padrão do Volkswagen T-Roc, que inspira a nova identidade visual da marca.
Duas opções de motorização híbrida
A nova geração oferecerá duas soluções de eletrificação. A primeira será o híbrido leve de 48V, já usado na segunda geração do T-Roc. Esse sistema é mais moderno do que o Bio-Hybrid de 12V da Fiat e permite que o carro se mova apenas com o motor elétrico em manobras curtas, saídas de semáforo e deslocamentos lentos.
Além disso, o conjunto poderá vir com o motor 1.0 TSI flex de 128 cv ou com o novo 1.5 TSI flex de 150 cv, que substituirá o 1.4 TSI e será fabricado em São Carlos (SP).
Por outro lado, o híbrido pleno será ainda mais eficiente. Ele usará o motor 1.5 TSI Evo2 em conjunto com um propulsor elétrico de 48V mais potente, alcançando 170 cv e 300 Nm de torque. O câmbio poderá ser automático de oito marchas ou o automatizado DSG de dupla embreagem.
Por que o novo Nivus é importante
Com tantas mudanças, o SUV se tornará mais moderno, tecnológico e eficiente. Assim, ele entra de vez na disputa com os híbridos compactos que ganham força no mercado brasileiro.

Além disso, o novo Nivus deve subir de categoria dentro da Volkswagen, se distanciando do Tera e dos rivais Fiat Pulse e Renault Kardian. Portanto, o modelo passará a ocupar uma posição mais estratégica na linha da marca.
O novo Volkswagen Nivus representa um passo importante na eletrificação da marca no Brasil. A nova plataforma, as motorizações híbridas e o visual inspirado no T-Roc mostram que o SUV está pronto para evoluir. Com essa combinação, o Nivus tem tudo para se consolidar como um dos principais híbridos nacionais até o fim da década.




