Novo VW Polo 2026: Qual é o preço e quais são os principais destaques?

O Volkswagen Polo 2026 já está nas concessionárias brasileiras desde abril e, embora não tenha recebido mudanças visuais ou tecnológicas, chegou com uma estratégia bem diferente: menos versões e preços mais competitivos. Agora são apenas três configurações disponíveis, contra as sete da linha anterior.

A grande novidade é a inclusão do modelo no programa Carro Sustentável, que garante isenção total de IPI e deixa o Polo mais acessível, com preço inicial de R$ 84.445.

VW Polo
VW Polo

Preços do Volkswagen Polo 2026

A linha 2026 do Polo está organizada da seguinte forma:

  • Volkswagen Polo Track — R$ 84.445

  • Volkswagen Polo Sense — R$ 107.990

  • Volkswagen Polo Highline — R$ 120.240

O desconto anunciado pela Volkswagen vale especialmente para a versão Track e a topo de linha Highline. Além disso, a marca está promovendo um feirão com “desconto de IPI em dobro”, reforçando a estratégia de baixar ainda mais o preço final.

Durante a campanha, a montadora chegou a sugerir que a versão TSI manual voltaria ao catálogo, mas até agora nenhum preço ou detalhe foi divulgado oficialmente.

VW Polo

Por que o Polo perdeu versões?

A redução no portfólio tem um motivo claro: a chegada do Volkswagen Tera, o novo SUV de entrada da marca, que hoje tem preços muito próximos das versões intermediárias do Polo.

O Tera parte de R$ 103.990 e chega a R$ 139.990, ocupando justamente o espaço das versões que foram retiradas do hatch.

Dimensões e porta-malas

Nenhuma mudança estrutural foi feita no Polo 2026. O modelo mantém:

  • 4,07 m de comprimento

  • 1,75 m de largura

  • 1,47 m de altura

  • 2,57 m de entre-eixos

  • Porta-malas de 300 litros

Ou seja, continua sendo um dos hatchs compactos mais bem aproveitados da categoria.

Volkswagen Polo 2026: motorização

Polo Track — 1.0 aspirado

A versão de entrada traz o conhecido motor 1.0 12V três cilindros sem turbo:

  • 77 cv e 9,6 kgfm (gasolina)

  • 84 cv e 10,3 kgfm (etanol)

  • Câmbio manual de 5 marchas

É a opção mais simples e econômica, ideal para uso urbano.

Polo Sense e Highline — 1.0 TSI

As versões superiores usam o eficiente motor 1.0 turbo com injeção direta:

  • 109 cv (G) / 116 cv (E)

  • 16,8 kgfm com qualquer combustível

  • Câmbio automático de 6 marchas

Um conjunto que prioriza desempenho sem perder eficiência.

Volkswagen Polo 2026: consumo

Segundo o Inmetro, o Polo apresenta os seguintes números:

1.0 aspirado (Track)

  • Cidade: 13,9 km/l (G) • 9,6 km/l (E)

  • Estrada: 16,3 km/l (G) • 11,4 km/l (E)

1.0 TSI automático (Sense/Highline)

  • Cidade: 13,5 km/l (G) • 9,3 km/l (E)

  • Estrada: 15,7 km/l (G) • 10,9 km/l (E)

Os números são bons e mantêm o Polo entre os hatchs mais econômicos do segmento.

VW Polo

Volkswagen Polo 2026: equipamentos

Polo Track

  • Airbags laterais

  • Rádio Media Plus II

  • Ar-condicionado

  • Direção elétrica

  • Vidros dianteiros e travas elétricas

  • Volante multifuncional

  • Banco do motorista com regulagem de altura

  • Opcional: central multimídia VW Play

Polo Sense

Inclui os itens da Track e adiciona:

  • Motor 1.0 TSI + câmbio automático

  • Faróis de LED

  • Chave presencial

  • Sensor de estacionamento traseiro

  • Piloto automático

  • Paddle shifts

  • Painel digital de 8″

  • Opcional: VW Play

Polo Highline

Top de linha, soma:

  • Painel digital e multimídia de 10,25″

  • Ar-condicionado digital automático

  • Carregador por indução

  • Câmera de ré

  • Rodas de liga leve 16″

  • Faróis com acendimento automático

  • Sensor de chuva

  • Sistema Start-Stop

VW Polo

O Volkswagen Polo 2026 segue sem atualizações visuais, mas compensa com uma linha mais enxuta, preços mais competitivos e boa lista de equipamentos. As versões TSI continuam sendo as opções mais completas e equilibradas, enquanto a Track garante o melhor custo-benefício.

A estratégia da Volkswagen deixa claro que o Polo agora foca em ser um hatch compacto mais racional, enquanto o VW Tera assume o papel das versões intermediárias e mais caras. No fim das contas, quem busca um hatch moderno, eficiente e bem equipado ainda encontra no Polo um dos modelos mais fortes da categoria.

Sair da versão mobile