Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, a Nissan segue firme nos planos de futuro. Uma das novidades mais promissoras pode ser um SUV derivado da nova Frontier Pro híbrida plug-in, apresentada na China. A marca pretende usar a mesma base da picape e o conjunto mecânico eletrificado para criar um utilitário com espaço interno e pegada aventureira.

Nesse cenário, o novo SUV teria potencial para substituir a Nissan Terra, modelo que já mostra sinais de cansaço. Isso porque ainda usa a antiga plataforma da Navara, ficando para trás frente aos rivais.
SUV com chassi de picape: fórmula conhecida, agora eletrificada
A ideia surgiu durante o Salão de Xangai. Lá, o engenheiro Ikuo Miyai, da Nissan, comentou que a marca “poderia bancar uma nova variação” da Frontier Pro. Além disso, ele sugeriu a criação de um SUV com entre-eixos mais curto, o que facilitaria a adaptação da carroceria.
Embora o projeto ainda não esteja confirmado, Miyai afirmou que “tudo está sendo avaliado”. A empresa analisa a viabilidade técnica e o interesse do mercado antes de avançar. Enquanto isso, especulações indicam que a frente do SUV seria igual à da picape. A parte traseira, claro, seria redesenhada.
Mais curto, mas com espaço para sete
Mesmo sendo menor que a Frontier Pro, que mede 5,52 metros, o SUV deve ter capacidade para até sete passageiros. A disposição seria em três fileiras, formato bastante procurado por famílias. Além disso, a carroceria mais curta pode favorecer o uso urbano.

O interior seguiria o padrão dos modelos Dongfeng/Nissan vendidos na China. Deve trazer multimídia de 14,6 polegadas e painel digital de 10 polegadas, combinando tecnologia e praticidade.
Potência elétrica com vocação off-road
O SUV usaria o mesmo sistema híbrido plug-in da picape. O conjunto combina um motor 1.5 turbo a gasolina com um motor elétrico. Juntos, entregam 402 cavalos de potência e 800 Nm de torque.
A tração é integral, com diferencial traseiro bloqueável, o que garante bom desempenho fora de estrada. Além disso, o SUV pode ter autonomia elétrica superior à da picape, que já alcança até 135 km no modo EV. Isso por causa do desenho mais aerodinâmico da nova carroceria.
Concorrência forte na China e no mundo
Na China, o SUV da Nissan enfrentaria modelos como os da Fangchengbao (BYD) e da Tank (Great Wall Motors). Essas marcas vêm investindo pesado em utilitários híbridos com visual robusto.
Fora da China, se for exportado, o modelo pode competir com Ford Everest, Toyota Fortuner, Isuzu MU-X e Mitsubishi Pajero Sport. Todos são SUVs médios com base de picape, muito populares em países asiáticos, africanos e latino-americanos.
EUA fora dos planos, Austrália ainda possível
Nos Estados Unidos, as chances de lançamento são quase nulas. Como o modelo seria fabricado na China, questões políticas e comerciais dificultam a importação.

Já na Austrália, a Nissan estuda uma versão com volante à direita. Esse detalhe seria essencial para atender ao mercado local. Mesmo assim, as atenções por lá estão voltadas para a nova Navara, baseada na Mitsubishi Triton. Essa picape usará motor turbodiesel, já que sua plataforma não suporta o sistema híbrido da Frontier Pro.
O substituto
Apesar dos cortes de orçamento, a Nissan mostra que não deixou de buscar soluções criativas. Apostar em um SUV híbrido com base na Frontier Pro pode ser uma jogada inteligente em mercados que valorizam força, espaço e eficiência.
Caso se confirme, esse modelo teria tudo para substituir a Terra. Além disso, enfrentaria rivais fortes de igual para igual. Agora, resta saber se essa ideia vai virar realidade — e se ela tem espaço em países como o Brasil.