Prestes a chegar ao Brasil, Novo Yaris Cross fica ainda mais potente

0
56875

Pronto para estrear no Brasil no final de 2024, o Toyota Yaris Cross é motivo de grande expectativa. O SUV chegará ao mercado com um preço competitivo e será posicionado abaixo do Corolla Cross. Antes do lançamento oficial no Brasil, o veículo ganhou aprimoramentos para oferecer ainda mais potência em 2024, no mercado brasileiro, o SUV pode ser uma resposta da montadora japonesa à considerável expansão da Stellantis em segmentos como o de pickups.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Yaris Cross: Uma Visão Geral

O Yaris Cross, baseado na plataforma DNGA, uma versão mais acessível da TNGA, chega ao Brasil posicionando-se estrategicamente abaixo do Corolla Cross. Com 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos, este SUV promete, não apenas pelas dimensões, mas pela tecnologia híbrida que o impulsiona.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Foto: Toyota

Já consolidado no mercado global, o Yaris Cross utiliza um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, enquanto as versões híbridas contam com um propulsor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv. No Brasil, é provável que o modelo chegue já com as melhorias implementadas na Europa em 2024, garantindo um veículo ainda mais refinado.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Foto: Toyota

Melhorias

A Toyota aprimorou o Yaris Cross em todos os aspectos-chave. Desde sua chegada ao mercado, o modelo conquistou prêmios, incluindo o prestigioso título de “World Urban Car”. As melhorias centrarão-se nas considerações de compra dos clientes, assegurando que o Yaris Cross mantenha seu apelo geral.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Foto: Toyota

Entre as inovações, destaca-se a motorização eletrificada com tecnologia full-hybrid, proporcionando não apenas desempenho mais gratificante, mas também uma condução mais segura e fácil com os mais recentes sistemas de segurança Toyota T-Mate.

Motorização Híbrida de Quinta Geração

O sistema elétrico full-hybrid do Yaris Cross, alimentado por um motor a gasolina de 1,5 litros, recebeu melhorias substanciais para elevar o padrão de desempenho do veículo. Uma nova transmissão, equipada com um motor-gerador elétrico (MG1) maior e mais potente, combinada a ajustes na unidade de controle de potência (PCU), possibilitou um notável aumento de 14% no rendimento total do sistema. Esse avanço elevou a potência de 116 cv/85 kW para impressionantes 132 cv/97 kW. Além disso, o torque do motor MG2 foi incrementado em toda a faixa de rotações, atingindo um pico 30% superior, indo de 141 para 185 Nm.

Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

A introdução da tecnologia híbrida de quinta geração da Toyota é a peça-chave que impulsiona a performance do Yaris Cross. A opção de motorização “Hybrid 130” oferece uma dinâmica de condução mais envolvente. Aprimoramentos na transmissão resultam em uma aceleração mais rápida, destacando-se com um “sprint” de 0 a 100 km/h reduzido para notáveis 10,7 segundos, enquanto as emissões de CO2 permanecem líderes em sua classe.

Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Essa nova motorização Hybrid 130 foi introduzida nas versões de topo de linha, incluindo os aguardados Luxury e Premiere Edition. A gama do Yaris Cross continuará a oferecer o já estabelecido sistema híbrido de 116 cv/85 kW, agora designado como “Hybrid 115”. Essa evolução na motorização solidifica o compromisso da Toyota em proporcionar uma experiência de condução avançada e eficiente em suas principais linhas de veículos, garantindo opções diversificadas para atender às necessidades e preferências dos consumidores mais exigentes.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Interior

Com muita conectividade e entretenimento, o carro proporciona uma experiência inovadora. Além disso, o condutor tem à disposição um painel de instrumentos configurável e personalizável, acompanhado por um sistema multimídia mais robusto, que oferece uma variedade ampliada de funcionalidades em telas internas de 7 ou 12,3 polegadas, dependendo da versão.

Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

A instrumentação de 12,3 polegadas garante uma visibilidade nítida, permitindo personalização com quatro estilos. O sistema multimídia Toyota Smart Connect, com navegação baseada na nuvem, fornece informações em tempo real. Já o reconhecimento de voz e o “Hey Toyota” tornam a interação mais natural. A conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, juntamente com atualizações remotas, reflete a facilidade de uso moderna alinhada aos sistemas Toyota Safety Sense.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Conclusão

O Toyota Yaris Cross promete ampliar a fatia da Toyota no mercado de SUVs. Combinando potência, tecnologia e estilo de maneira única, este SUV pode redefinir as expectativas dos consumidores brasileiros. Além disso, esperamos que ele realmente possa surpreender positivamente. Quando se trata de Toyota, não podemos duvidar, pois se tem uma coisa que a montadora japonesa sabe fazer muito bem, é construir ótimos carros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui