Quanto Custa o Novo VW Polo 2026? Preço e Especificações

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O Volkswagen Polo 2026 já está sendo vendido no Brasil desde abril. A nova linha não traz mudanças visuais nem técnicas, mas passou por uma reorganização importante. Agora, o hatch é oferecido em apenas três versões, contra sete da linha anterior.

Foto: VW

Além disso, o modelo foi incluído no programa Carro Sustentável, que zerou o IPI e ajudou a reduzir os preços. Com isso, o Polo se tornou um dos hatches mais acessíveis da Volkswagen no país.

Preços do Volkswagen Polo 2026

  • Polo Track – R$ 84.445

  • Polo Sense – R$ 107.990

  • Polo Highline – R$ 120.240

Além do incentivo do Governo Federal, a marca lançou uma campanha com “desconto de IPI em dobro”, o que tornou as versões ainda mais competitivas. A Volkswagen também cogita o retorno da versão TSI, embora ainda não tenha divulgado detalhes ou preços oficiais.

Por outro lado, essa reestruturação tem um motivo claro: a chegada do Volkswagen Tera, novo SUV de entrada da marca. Com preços entre R$ 103.990 e R$ 139.990, o modelo ocupa o espaço das antigas versões intermediárias do Polo.

Dimensões e espaço interno

Em relação ao tamanho, nada mudou. O Polo 2026 tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,57 m. Já o porta-malas de 300 litros mantém o bom equilíbrio entre praticidade e espaço interno, ideal para o uso urbano e pequenas viagens.

Foto: VW

Motorização e desempenho

Na versão Track, o hatch traz o motor 1.0 12V três cilindros aspirado, com 77 cv e 9,6 kgfm na gasolina e 84 cv e 10,3 kgfm com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas, garantindo um desempenho simples, mas econômico.

Enquanto isso, as versões Sense e Highline usam o motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 109 cv (G) e 116 cv (E), além de 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio é automático de seis marchas, oferecendo trocas suaves e uma condução mais confortável.

Consumo

De acordo com o Inmetro, o Polo 1.0 aspirado faz 13,9 km/l (G) e 9,6 km/l (E) na cidade, podendo chegar a 16,3 km/l (G) e 11,4 km/l (E) em rodovias.
Já o Polo 1.0 TSI automático tem médias de 9,3 km/l (E) e 13,5 km/l (G) no uso urbano, além de 10,9 km/l (E) e 15,7 km/l (G) em trajetos rodoviários.

Esses números mostram que o modelo continua entre os hatches mais eficientes do segmento, especialmente quando usado com gasolina.

Equipamentos e versões

Polo Track: vem com airbags laterais, rádio Media Plus II, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas. Também traz volante multifuncional e banco do motorista com regulagem de altura. Opcional: central multimídia VW Play.

Polo Sense: adiciona motor turbo e câmbio automático, além de faróis de LED, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro e controlador de velocidade. O pacote inclui ainda aletas no volante e painel digital de 8”. Opcional: VW Play.

Polo Highline: é o topo de linha. Vem com painel digital e multimídia de 10,25”, ar-condicionado automático digital, carregador por indução, câmera de ré, rodas de 16”, faróis automáticos, sensor de chuva e sistema start-stop.

Assim, mesmo nas versões mais caras, o Polo oferece um bom nível de tecnologia e conforto para o dia a dia.

Foto: VW

O Volkswagen Polo 2026 chega com menos versões, mas com uma estratégia mais clara de preços e posicionamento. A simplificação da linha e os incentivos do programa Carro Sustentável tornam o hatch uma boa opção para quem busca tecnologia, conforto e economia sem gastar demais.

Por fim, mesmo sem mudanças no visual, o Polo mantém o padrão de qualidade da Volkswagen. Ao mesmo tempo, a marca reforça sua nova fase no Brasil, apostando não apenas nos compactos, mas também no crescimento do segmento de SUVs de entrada, representado pelo Tera.