Raro Kadett GSI 1994 Ainda Preserva Glórias do Passado

0
1373

Lançado no Brasil em novembro de 1991, o Kadett GSi rapidamente se tornou um dos ícones da Chevrolet. Equipado com o sistema Bosch LE Jetronic e ignição EZK, o mesmo encontrado no VW Gol GTi, o GSi marcou sua presença no mercado automobilístico com um desempenho notável. Com um motor 2.0 que gerava 121 cv de potência e um torque de 17,6 m·kgf, o GSi, que era oferecido exclusivamente a gasolina, trouxe um novo patamar de esportividade e prazer ao volante.

Kadett GSi 1994 / Foto: Reginaldo de Campinas
Kadett GSi 1994 / Foto: Reginaldo de Campinas

Um Exemplar de Valor Inestimável

Recentemente, o renomado caçador de raridades automotivas Reginaldo de Campinas apresentou um exemplar notável do Kadett GSi ano 1994. Este modelo, na cor branca e com teto solar, é um exemplo impecável de preservação, mantendo toda a originalidade e as glórias do passado.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Mesmo após registrar 52 mil quilômetros rodados, o carro continua em estado de zero quilômetro, refletindo um clássico dos anos 90 em um estado de conservação excepcional.

Kadett GSi 1994 / Foto: Reginaldo de Campinas
Kadett GSi 1994 / Foto: Reginaldo de Campinas

Detalhes que Encantam

O Kadett GSi de 1994 se destaca por vários detalhes que o tornam um verdadeiro clássico. Substituímos a faixa preta na tampa da mala por grafismos mais discretos, e o carro ganhou novas rodas e um interior atualizado. Um dos destaques da versão 1994 foi a introdução do painel digital, um recurso que também apareceria posteriormente no Monza e no Omega. O computador de bordo e o check-control eram marcas registradas da versão mais sofisticada da época.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O modelo conversível, com um kit desenvolvido pela Bertone, ofereceu inicialmente uma capota de abertura manual, que se tornou elétrica a partir do segundo semestre de 1993. Porém, esta melhoria trouxe um nível adicional de conforto para os usuários, sem alterar a mecânica, que permanecia idêntica à do GS de capota rígida.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O Fim de Uma Era

O Kadett GSi teve seu último ano de fabricação em 1994, sendo apresentado como modelo 1995. Esta versão final trouxe melhorias no interior, incluindo comandos dos vidros nas portas e um porta-luvas mais funcional.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

No entanto, perdeu os exclusivos bancos Recaro®. Ademais, apesar da tentativa de substituição pelo Kadett Sport, o GSi não encontrou um verdadeiro sucessor à altura, especialmente quando comparado aos concorrentes diretos da época, como o VW Gol GTI e o Ford Escort XR3.

Kadett GSi 1994 / Foto: Reginaldo de Campinas
Kadett GSi 1994 / Foto: Reginaldo de Campinas

Especificações

O Kadett GSi 1994 possui um desempenho notável com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 10,6 segundos e uma velocidade máxima de 178 km/h.

O motor é alimentado por injeção multiponto e possui aspiração natural. Com uma cilindrada de 1998 cm³ e 4 cilindros em linha, o motor é da GM Família II. O comando de válvulas é único no cabeçote e é acionado por correia dentada. A relação peso/potência é de 9,1 kg/cv e a relação peso/torque é de 62,5 kg/kgfm. Além disso, o torque máximo do carro alcança 17,6 kgfm a 3000 rpm, e o torque específico é de 8,8 kgfm/litro.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Em relação às dimensões, o veículo tem uma altura de 1390 mm, bitola dianteira e traseira de 1406 mm, carga útil de 480 kg, comprimento de 3998 mm, distância entre-eixos de 2520 mm e largura de 1663 mm. Dessa forma, peso total é de 1100 kg e o porta-malas tem capacidade para 390 litros. Entretanto, o tanque de combustível comporta 60 litros e o vão livre do solo é de 145 mm.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Por outro lado, a autonomia rodoviária é de 780 km e a urbana é de 504 km. O consumo de combustível é de 13 km/l na estrada e 8,4 km/l na cidade.

Conclusão

O Kadett GSi 1994 representa uma época de ouro para os entusiastas de carros esportivos. Sua combinação de potência, design inovador e detalhes exclusivos faz dele um verdadeiro clássico que ainda encanta os apaixonados por automobilismo. Assim, mesmo anos após seu lançamento, o GSi continua a ser um símbolo de performance e elegância, e exemplares como o apresentado por Reginaldo de Campinas são verdadeiros tesouros para colecionadores e aficionados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui