A Kia Tasman, primeira picape média da marca coreana, promete agitar o mercado ao se posicionar como concorrente direta de modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Nissan Frontier. Com produção prevista para 2025 na Coreia do Sul, a Tasman será direcionada a mercados globais, incluindo a Oceania, Oriente Médio, África e América Latina, mas sem previsão de lançamento nos Estados Unidos.
Um Design Excêntrico e Impactante
A Kia Tasman já chamou atenção em teasers pelo seu design ousado e “diferente”. Na traseira, o destaque fica para o enorme logotipo estampado na tampa da caçamba, enquanto o perfil se distingue por um inusitado revestimento parcial dos paralamas. A parte dianteira também causa impacto, com faróis verticais posicionados quase nas laterais e um logotipo Kia em grandes proporções no capô, proporcionando uma aparência robusta e musculosa.
Em dimensões, a Tasman é ampla e espaçosa: possui 5,41 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e 1,89 metros de altura, com uma distância entre eixos de 3,27 metros. A caçamba oferece 1.173 litros de volume e suporta até 1.195 kg, além de uma capacidade de reboque de até 3.500 kg.
Interior Confortável e Tecnológico
Embora seu exterior seja robusto, o interior da Kia Tasman é surpreendentemente confortável e lembra um SUV. O painel possui três telas, incluindo um painel digital de 12,3 polegadas, uma tela central de 5 polegadas e uma tela de infotainment sensível ao toque também de 12,3 polegadas. A Kia manteve botões físicos para funções de uso frequente, além de oferecer diferenciais para o off-road, como o botão do diferencial blocante e o modo de baixa velocidade (crawling).
Os bancos traseiros proporcionam conforto extra, podendo reclinar até 30%, e há espaço de armazenamento adicional atrás dos assentos. Entre os opcionais, destacam-se o sistema de áudio premium da Harman Kardon e outros acessórios.
Opções de Mecânica e Desempenho
Dependendo do mercado, a Kia Tasman oferece motorizações diferenciadas. Na Coreia, a picape conta com um motor a gasolina de 2,5 litros, que entrega 281 cv e torque de 43 kgfm, alcançando 100 km/h em 8,5 segundos. Já na Austrália, a opção será o motor turbodiesel de 2,2 litros com 210 cv e torque de 45 kgfm, ideal para quem busca eficiência e força.
A picape estará disponível com transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades, com opções de tração 4×2 e 4×4. Ambos os motores possuem um tanque de combustível de 80 litros, oferecendo autonomia considerável para viagens longas.
Conforto e Capacidade Off-Road
A Kia equipou a Tasman com suspensão dianteira de braço duplo e eixo traseiro rígido, permitindo uma experiência de condução confortável mesmo em terrenos adversos. A Tasman atravessa trechos de água com profundidade de até 80 cm e possui conectores à prova d’água para componentes essenciais. Modos de direção como Deserto, Lama, Neve e Rocha permitem à picape enfrentar uma variedade de superfícies.
Confirmada na Argentina e com Possibilidade para o Brasil
A estreia global da Tasman ocorrerá no Jeddah International Motor Show, na Arábia Saudita, com o modelo chegando à Coreia no primeiro semestre de 2025. Na América Latina, a picape já foi confirmada para o mercado argentino, e existe a expectativa de sua chegada ao Brasil em breve. Entre os acessórios, destacam-se rodas estilo beadlock, degraus laterais, e até mesmo uma capota com portas tipo borboleta.
Conclusão
A Kia Tasman chega com a missão de expandir o portfólio da marca coreana, oferecendo uma opção versátil e tecnológica no segmento de picapes médias. Com seu design único, interior confortável e configurações adaptadas para diferentes mercados, a Tasman promete se destacar entre rivais consagradas como Hilux e Ranger. Sua chegada à América Latina certamente será aguardada com expectativa pelos consumidores, marcando um novo capítulo para a Kia no segmento de picapes.