O SUV Song Plus híbrido plug-in chegou atualizado, mas com uma estratégia curiosa. Só agora a dianteira ficou alinhada com a do Song Plus Premium, algo que poderia ter acontecido antes. Apesar disso, a versão chama atenção pelo novo conjunto óptico em LED e pelas mudanças internas que elevam a experiência a bordo.

Interior moderno e bem equipado
O acabamento do interior é um dos destaques, com bons materiais e ótimo espaço, inclusive no banco traseiro, que conta com assoalho plano. As dimensões ajudam nesse resultado: são 4,77 metros de comprimento, 2,76 metros de entre-eixos, 1,89 metro de largura e 1,67 metro de altura. O porta-malas leva 552 litros até o teto, mas não há estepe.

Entre os equipamentos, o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas entrega informações de navegação e a tela multimídia giratória de 15,6 polegadas impressiona no tamanho, mas perde utilidade, já que não permite usar rotas do Waze ou Google Maps na vertical. O pacote de conveniência inclui dois carregadores por indução, quatro entradas USB e câmeras 360°. Faltou apenas o alerta de ponto cego, que seria bem-vindo.
Medidas de SUV, mas não de aventureiro
Embora tenha ângulos de entrada (19°) e saída (21°) razoáveis, a altura mínima do solo de 18 cm limita aventuras fora de estrada. No dia a dia urbano, no entanto, cumpre bem seu papel.
Conjunto híbrido adaptado ao Brasil
Para se enquadrar na regulamentação brasileira (PBEV), o motor 1.5 a combustão precisou perder potência. Agora, entrega 98 cv e 13,8 kgfm de torque. Já o motor elétrico foi reforçado e chega a 197 cv e 30,6 kgfm. Juntos, os dois rendem 236 cv e 40,1 kgfm de torque, com câmbio CVT e tração dianteira.
O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos segundo a marca, mas em medições práticas esse tempo sobe para 8,3 s. O consumo impressiona: 18,8 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, garantindo autonomias de mais de mil quilômetros no uso urbano e quase 900 km no rodoviário.
Nem tudo é perfeito
A bateria de 18,3 kWh se esgota rápido e obriga a rodar a gasolina. O sistema não permite descarga completa, o que preserva durabilidade, mas limita a autonomia elétrica. Além disso, as suspensões poderiam ser mais firmes para lidar melhor com ruas e estradas brasileiras.
Preço e posicionamento
Com preço sugerido de R$ 249.990, o Song Plus aposta em tecnologia, espaço interno e eficiência, mas abre mão de detalhes importantes como estepe, alerta de ponto cego e uma suspensão mais ajustada às condições locais.
O Song Plus híbrido plug-in entrega eficiência, bons equipamentos e espaço interno generoso, além de autonomia acima da média para a categoria. Porém, a bateria pequena, a suspensão macia demais e a falta de recursos de segurança deixam claro que há pontos a evoluir. Ainda assim, é uma opção interessante para quem busca um SUV eletrificado sem abrir mão de conforto e tecnologia.