SUV do Gol: Novo VW 246 ganha proposta ousada

0
368

Com estreia confirmada para o segundo semestre de 2025, o novo projeto VW 246, também conhecido por SUV do Gol, será produzido em Taubaté (SP) sob a plataforma MQB e já é aguardado com muita expectativa.

VW 246 / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
VW 246 / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Recentemente, o novo projeto da Volkswagen, que inclusive já foi flagrado com camuflagem, acabou ganhando uma ousada proposta de design que nos dá uma base do que está por vir.

VW 246 / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
VW 246 / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Design e Inspiração

Conhecido como projeto VW 246, o SUV do Gol será baseado no Škoda Fabia e terá design inspirado nos últimos lançamentos da marca. A aposta do designer brasileiro Kleber Silva (KDesignAG) segue tanto o design do novo Tiguan europeu quanto do conceito ID.2 All.

O resultado da projeção realizada por Kleber foi um carro moderno e atrativo, que, apesar de não ser revolucionário, certamente se destacará ao chegar ao mercado.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Plataforma e Estrutura

Além da matriz MQB A0, o futuro SUV de entrada da Volkswagen herdará do Polo boa parte de sua carroceria, exatamente como faz outro modelo dessa mesma família, o SUV cupê Nivus. Assim, podemos esperar que toda a estamparia estrutural, como teto, underbody (a base do chassi monobloco), colunas e portas laterais virão do hatchback. Chapas de para-lamas e balanços dianteiro e traseiro serão exclusivas.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Diferenciação do Nivus

Diferentemente do Pulse, que compartilha a frente com o Fastback, o A0 SUV ou VW 246 terá um visual diferente do Nivus. Fontes consultadas por nossa reportagem apontam que seu capô será mais alto, assim como os faróis. Grade e para-choque frontal terão desenho inédito. A expectativa é que o futuro SUV de entrada da Volkswagen se pareça com projetos mais recentes da marca, como a nova geração do Tiguan e a nova perua Passat vendida na Europa. Dessa forma, o design do novo modelo promete atrair fãs dos últimos lançamentos da Volkswagen.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Dimensões e Espaço Interno

Enquanto o Polo mede 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura. O SUV terá pouco mais de 4,10 m de comprimento e pouco menos de 1,78 m de largura e 1,60 m de altura. O entre-eixos será o mesmo, 2,56 m. E como o VW 246 terá uma traseira mais simples que a do Nivus, ao estilo do Pulse, seu porta-malas deve ficar na casa dos 300 litros.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Detalhes Visuais

Em termos visuais, o novo SUV de entrada da Volkswagen, chamado por enquanto de Projeto VW 246. Ele terá basicamente as mesmas portas da linha Polo, mas com estampagens distintas. Além disso, o vinco acima das maçanetas que se estendem por toda a lateral de Polo, Virtus e Nivus não deverá estampar o novo projeto.

VW 246 / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
VW 246 / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Interior e Acabamento

Por dentro, o painel não seguirá o que é visto em Polo, Virtus, Nivus e T-Cross; o desenho do novo interior do SUV será exclusivo, assim como as forrações de porta, porém especula-se que o acabamento terá o mesmo padrão dos demais veículos da marca.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Motorização

O VW 246 terá somente o motor 170 TSI que rende 116 cv de potência a 5.000 rpm com etanol e 109 cv de potência a 5.000 rpm com gasolina no tanque. O torque comum aos dois combustíveis é de 16,8 kgfm entre 1.750 rpm e 4.250 rpm. Portanto, esse motor oferece uma performance consistente e versátil, independentemente do tipo de combustível utilizado.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Conclusão

O novo VW 246, ou SUV do Gol, promete ser uma adição interessante ao portfólio da Volkswagen. Mesmo não sendo o que muitos esperavam, ele oferece um design moderno e atraente, aliado a uma estrutura robusta e um desempenho satisfatório. Com base nas informações atuais e nas projeções de design, este modelo tem tudo para conquistar um espaço significativo no mercado de SUVs de entrada, especialmente no Brasil, pais onde a VW possui uma forte identificação. Aguardamos ansiosamente para ver este novo projeto em ação nas ruas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui