Toyota Highlander: Ainda longe do Brasil, SUV esbanja vitalidade

0

Sucesso no exterior, o Toyota Highlander ainda segue longe do Brasil e não existe estimativa de quando ou se ele chegará ao nosso mercado, porém a popularidade do SUV lá fora não para de crescer.

Toyota Highlander / Foto: Toyota
Toyota Highlander / Foto: Toyota

Atualizações

Após uma reformulação completa no ano passado, o Toyota Highlander continua em 2024 com apenas pequenas atualizações. A grande novidade é que o modelo básico foi eliminado da linha, significando que o LE agora é a versão de entrada deste SUV de três filas da Toyota. O Toyota Highlander 2024 compete com modelos como Kia Telluride, Honda Pilot, Ford Explorer e Mazda CX-90.

Toyota Highlander / Foto: Toyota

Design e Espaço Interior

Uma escolha principalmente prática, o Toyota Highlander tem muito a oferecer. O aproveitamento do espaço interior é um destaque; a cabine tem prateleiras abundantes. A Toyota equipa o Highlander com grandes displays disponíveis e um conjunto robusto de tecnologia de assistência ao motorista. Historicamente boas pontuações de segurança tornam o Highlander ainda mais atraente.

Foto: Toyota

Desempenho e Economia de Combustível

Embora o Highlander marque a maioria dos pontos certos, sua experiência de condução é, no melhor dos casos, monótona. Com o novo motor de quatro cilindros introduzido em 2023, o Highlander acelera rápido o suficiente. Ele é fácil de manobrar em um estacionamento e a economia de combustível do híbrido impressiona.

Foto: Toyota

Motor e Transmissão

As variantes a gasolina do Toyota Highlander 2024 usam um motor turbo de 2,4 litros que desenvolve 268 cavalos de potência. A tração dianteira (FWD) é padrão e a tração nas quatro rodas (AWD) está disponível em todos os níveis de acabamento. Todos os Highlanders a gasolina vêm equipados com uma transmissão automática de oito velocidades. Ademais, em testes, um Toyota Highlander XSE AWD acelerou de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos.

Foto: Toyota

As versões híbridas do Highlander 2024 possuem um motor de 2,5 litros em linha, dois motores elétricos e uma transmissão automática CVT. A potência total do sistema híbrido de 246 cavalos de potência é direcionada para FWD ou AWD.

Foto: Toyota

Versões e Equipamentos

O Highlander Nightshade Edition tem rodas pretas de 18 polegadas e os acentos exteriores também são pintados de preto. A Toyota oferece este pacote nos modelos LE e XLE, independentemente de usarem FWD ou AWD. Porém, a Toyota oferece versões Nightshade de vários de seus veículos, incluindo a Sequoia e o Camry SE Hybrid.

Foto: Toyota

Segurança

O Toyota Highlander recebeu fortes pontuações de segurança. O IIHS nomeou o SUV de três filas como Top Safety Pick+, o prêmio mais alto emitido pela instituição. Da mesma forma, a NHTSA concedeu ao Highlander 2024 cinco estrelas no total, com quatro estrelas no teste de colisão frontal, cinco estrelas no teste de colisão lateral e quatro estrelas na avaliação de capotamento.

Foto: Toyota

A Toyota equipa cada Highlander 2024 com o pacote de tecnologia de assistência ao motorista Toyota Safety Sense 2.5+ (TSS 2.5+). Este pacote inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa e frenagem automática de emergência frontal. Dessa forma, ele também vem com assistência de direção de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e faróis automáticos.

Toyota Highlander / Foto: Toyota

Tecnologia e Conforto

Os Highlanders básicos vêm equipados com uma tela de infoentretenimento de 8,0 polegadas e um cluster de instrumentos digital de 7,0 polegadas. Além disso, nos níveis de acabamento mais altos, a Toyota oferece uma tela de infoentretenimento de 12,3 polegadas e um display digital de instrumentos de 12,3 polegadas. Apple CarPlay e Android Auto sem fio, Amazon Alexa, Bluetooth e capacidade de hotspot Wi-Fi são padrão.

LE: Rodas de 18 polegadas pintadas, porta-malas com abertura automática, faróis de LED com DRLs, entrada sem chave e botão de partida, assento do motorista com ajuste elétrico.

XLE: Rodas de 18 polegadas com acabamento usinado, porta-malas com abertura automática, faróis de LED com DRLs, teto solar com sombra, bancos dianteiros aquecidos, carregamento sem fio.

XSE: Rodas pretas de 20 polegadas, trilhos de teto pretos, ponteiras de escape duplas, faróis de LED com DRLs, acentos exteriores pretos, sistema de som de seis alto-falantes.

Limited: Rodas cromadas de 20 polegadas, porta-malas com abertura automática, bancos de couro na frente e na segunda fila, bancos dianteiros com ajuste elétrico, banco do motorista com memória, teto solar com sombra, carregamento sem fio.

Platinum: Rodas Gunmetal de 20 polegadas, porta-malas com abertura automática, bancos de couro na frente e na segunda fila, bancos dianteiros aquecidos e ventilados com ajuste elétrico, banco do motorista com memória, segunda fila aquecida, teto panorâmico de vidro.

Conclusão

O Toyota Highlander é um SUV que se destaca pela segurança, praticidade e robustez. Mesmo com algumas limitações em termos de espaço na terceira fila e uma experiência de condução pouco emocionante, ele cumpre eficazmente seu papel como um transporte confiável e espaçoso. Entretanto, ainda longe do mercado brasileiro, o Highlander continua a brilhar no exterior, onde sua popularidade só cresce. Assim, para quem busca um SUV de três filas com boas avaliações de segurança e tecnologia de ponta, o Highlander é uma excelente escolha, e esperamos que um dia possa também ser apreciado em nossas estradas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Sair da versão mobile