O Volkswagen Brasília, já consagrado como um dos carros mais icônicos da história automobilística nacional, ganhou um novo fôlego e uma identidade única graças a uma transformação magistral. Este exemplar, meticulosamente reformado e modificado no Brasil, cruzou fronteiras e chegou aos Estados Unidos em meados de 2021, marcando um capítulo excepcional na história desse veículo.
A Renovação Detalhada
Este exemplar exclusivo se destaca com sua carroceria branca e estofamento em couro preto. Equipado com um motor achatado de quatro cilindros modificado de 1.6 litros, acoplado a uma transmissão manual de quatro velocidades, o VW Brasília 1974 passou por uma metamorfose digna de nota.
As modificações incluem rodas estilo Fuchs de 16 polegadas, freios a disco dianteiros, carburadores Solex, spoiler dianteiro, teto solar, bancos esportivos, instrumentos e volante fornecidos pela Porsche. O cuidado nos detalhes é evidente, com elementos como para-choques na cor, sinalizadores Polimatic, lanternas traseiras Arteb, faróis de neblina Cibie Sierra 2, e maçanetas de porta no estilo Porsche.
Performance e Tecnologia
As melhorias vão além do visual. Com rodas pós-mercado estilo Fuchs de 16 polegadas, envoltas por pneus dianteiros Linglong Crosswind 185/55 e pneus traseiros Pirelli Cinturato P1 205/55, o carro ostenta freios a disco dianteiros e uma suspensão ajustável em altura.
No interior, o luxo se destaca com bancos revestidos em couro preto, provenientes de um Peugeot XR. O painel e as laterais das portas também recebem o tratamento de couro preto, enquanto o carpete cinza e uma variedade de equipamentos adicionais, como uma alavanca de câmbio EMPI, pedais pós-mercado e um sistema estéreo Bluetooth, elevam a experiência a bordo.
Sob o Capô
Um motor achatado de 1.6 litros refrigerado a ar foi instalado no coração do Brasília 1974, apresentando um comando de válvulas pós-mercado e cabeçotes de cilindros retrabalhados. Carburadores Solex, protegidos por filtros de ar de espuma, e um sistema de escape personalizado em aço inoxidável — cada detalhe do motor recebeu atenção especial.
As modificações não param por aí; as tampas do motor foram pintadas de branco, e serviços regulares, como ajuste dos carburadores, ajuste de temporização e troca de óleo, garantem a performance impecável do veículo.
Volkswagen Brasília
O Volkswagen Brasília, lançado em 1973, foi uma resposta da montadora alemã aos desafios do mercado automotivo da época. Projetado como um veículo compacto, o Brasília rapidamente conquistou o público com seu design distintivo e sua capacidade de acomodar confortavelmente quatro passageiros. Mesmo compartilhando a base mecânica do Fusca, um carro considerado tecnologicamente superado naquela época, sua popularidade no mercado foi notável. O Volkswagen Brasília conquistou elogios por suas linhas elegantes e pela qualidade de construção, destacando-se como uma opção interessante na época.
Ao longo dos anos, o Brasília se tornou um ícone, refletindo a engenhosidade da engenharia alemã adaptada às demandas e preferências do mercado local. O layout traseiro semelhante ao Fusca, combinado com uma carroceria espaçosa e funcional, conferiu ao Brasília um apelo único, distinguindo-o de outros modelos da Volkswagen. Mesmo décadas após seu lançamento, a fama de carro popular persiste, solidificando sua posição na rica história automotiva nacional.
O sucesso contínuo do Volkswagen Brasília sofreu uma reviravolta significativa em 1981 com o lançamento do Gol pela Volkswagen. O novo projeto representava um avanço tanto em termos de tecnologia quanto de design. Diante do receio de impacto negativo nas vendas do Gol e na fatia de mercado, a montadora alemã decidiu encerrar a produção do Brasília.
No entanto, a despedida do Volkswagen Brasília não foi imediata. Mesmo após o lançamento do Gol, a produção do modelo continuou em um ritmo lento ao longo de todo o ano de 1981. Surpreendentemente, os modelos de 1982 foram apresentados ainda no final de 1981, destacando a persistência do carro frente à chegada do Gol. As últimas unidades deixaram as linhas de produção no mês de março de 1982, encerrando assim uma era marcante na história automotiva brasileira.
Conclusão
O VW Brasília 1974, após passar por essa transformação magistral, emerge como um exemplar único e excepcional. Combinando estilo, desempenho aprimorado e uma atenção meticulosa aos detalhes, este carro transcende sua história, tornando-se um ícone ainda mais notável. Seja pelas ruas do Brasil ou pelos vastos horizontes americanos, este Brasília transformado é uma verdadeira obra de arte sobre rodas.