Em 1985, a General Motors do Brasil introduziu no mercado brasileiro uma verdadeira lenda sobre rodas: o Chevrolet D-20. Evoluindo a partir das renomadas C-10/D-10, as C20/D20 surgiram com um design revolucionário para a época, superando até mesmo a icônica F-1000 da Ford.
Design e Inovação: O Visual Inconfundível da D-20
O visual marcante do Chevrolet D-20 era uma mistura única de linhas retas, típicas dos anos 80, com contornos suaves nas portas, conferindo-lhe um ar de modernidade incomparável. Além disso, essa combinação de elementos conferia à picape uma presença imponente nas estradas.
Capacidade de Carga e Confiabilidade: O Legado da D-20
Oferecida em duas capacidades de carga, inicialmente 600 kg na A20/C20 e 1.100 kg na D20, esta última em conformidade com a legislação de diesel vigente, que exigia uma capacidade mínima de 1.000 kg. Ademais, essa especificação demonstra a adaptabilidade da Chevrolet às exigências legais da época, garantindo uma ampla gama de opções aos consumidores.
A Jornada de um Ícone: O Chevy D-20 1996 com Apenas 13 mil km Rodados
Imagine encontrar um exemplar de 1996 com apenas 13 mil quilômetros rodados. Parece um sonho, não é mesmo? Mas para o caçador de raridades automotivas Reginaldo de Campinas, isso se tornou uma realidade emocionante.
Um Tesouro Automotivo Preservado: O Achado de Reginaldo de Campinas
Ele descobriu um verdadeiro tesouro automotivo: um Chevy D-20 na cor vinho, equipado com motor a diesel e câmbio manual, que desafiou o tempo e permanece em estado de zero quilômetro, mesmo após 28 anos. Além disso, essa raridade se destaca pela sua conservação impecável, tornando-se uma relíquia para os amantes de veículos clássicos.
Especificações
A Chevrolet D-20 Plus 1996 é uma picape que se destaca pelo seu desempenho e robustez. Equipada com um motor de 4 cilindros em linha e alimentação por injeção direta, essa máquina possui uma cilindrada impressionante de 4100 cm³. Além disso, o motor codificado como Maxion S4T Plus, conta com um turbocompressor que proporciona uma potência máxima de 150 cavalos a 2600 rpm e um torque máximo de 46,5 kgfm a 1400 rpm.
Sua transmissão manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco, garante uma condução precisa e eficiente. A tração traseira confere estabilidade e controle, enquanto os freios a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira garantem uma frenagem segura em diversas condições de estrada.
As dimensões generosas da D-20 Plus 1996 proporcionam uma caçamba espaçosa de 1846 litros e uma carga útil impressionante de 1110 kg. Com uma altura de 1880 mm, comprimento de 4830 mm e largura de 1990 mm, essa picape se destaca em qualquer ambiente.
Seus pneus de 255/75 R15 garantem aderência e estabilidade em diferentes tipos de terreno. Enquanto a suspensão dianteira independente e a suspensão traseira de eixo rígido proporcionam conforto e controle ao dirigir.
Com uma autonomia rodoviária de 1411 km e um consumo médio de 11,2 km/l, a D-20 Plus 1996 é uma companheira confiável para longas viagens. Sua assistência hidráulica na direção facilita as manobras, enquanto seu design robusto e durável garante sua longevidade.
Conclusão
Esse achado excepcional é mais do que uma simples picape; é um símbolo de durabilidade, uma testemunha da engenhosidade da engenharia automotiva da época. Cada quilômetro percorrido por essa máquina representa uma jornada na história automotiva brasileira, uma narrativa de resistência e longevidade.
Em um mundo onde a tecnologia automotiva avança rapidamente e novos modelos são lançados a cada ano, é revigorante encontrar um veículo que nos lembra da simplicidade e da robustez de uma era passada. Este Chevy D-20 é mais do que um carro; é uma cápsula do tempo sobre rodas, uma lembrança tangível de um tempo dourado.
Ao contemplar essa relíquia sobre rodas, somos convidados a refletir sobre o valor da tradição, da história e do cuidado meticuloso que os verdadeiros entusiastas dedicam aos seus veículos. Assim, que esse Chevy D-20 continue a inspirar admiradores e a contar sua história por muitos anos vindouros, mantendo viva a memória de uma era dourada da indústria automobilística brasileira.