Você já imaginou se deparar 30 anos depois com uma clássica Ford F-1000 1994 Turbo, na cor dourada marseille, com motor MWM 229 Turbo de fábrica, ar condicionado, rodas, retrovisores elétricos, pneus novos BF All-Terrain, extremamente revisada e com aspectos de originalidade preservados? Essa rara pickup foi revelada há alguns meses por Julio Raridades, paulista de São José dos Campos especialistas em carros clássicos.
A Ford F-1000 1994
A Ford F-1000 é um ícone das picapes brasileiras, conhecida por sua robustez e durabilidade. O modelo de 1994, em especial, se destaca pelo motor MWM 229 Turbo, um dos mais confiáveis e potentes da época. Assim, a cor dourada marseille adiciona um toque de exclusividade e sofisticação a este modelo específico.
Detalhes de Conservação
A conservação dessa Ford F-1000 é um verdadeiro testemunho do cuidado e da paixão de seu proprietário. Além disso, manter um veículo antigo em condições tão impecáveis exige uma combinação de dedicação, conhecimento técnico e amor pelos automóveis clássicos.
Motor MWM 229 Turbo de Fábrica
O motor MWM 229 Turbo de fábrica é uma das características mais valorizadas desta picape. Conhecido por sua durabilidade e desempenho, ele é um dos pontos que mais atraem os entusiastas de carros clássicos. Manter este motor em perfeito estado não é uma tarefa fácil, mas é essencial para garantir que a F-1000 continue rodando como nova.
Aspectos de Originalidade
A originalidade é um dos fatores mais importantes para os colecionadores de carros clássicos. Assim, Julio Raridades conseguiu preservar muitos dos aspectos originais desta Ford F-1000, incluindo a pintura dourada marseille, os retrovisores elétricos e as rodas. Cada detalhe contribui para manter o veículo autêntico e fiel à sua versão de fábrica.
O Especialista em Carros Clássicos
Julio Raridades, o especialista por trás desta incrível conservação, é um renomado colecionador e restaurador de carros clássicos de São José dos Campos, SP. Sua expertise em encontrar veículos raros é reconhecida por entusiastas de todo o Brasil.
Especificações
A Ford F-1000 1994 Turbo possui um desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 17 segundos e atinge uma velocidade máxima de 144 km/h. A transmissão é manual, com 5 marchas e tração traseira, acoplada a uma embreagem monodisco a seco. Portanto, é uma escolha robusta para quem busca um veículo resistente e confiável.
O motor, de alimentação por injeção direta e aspiração por turbocompressor, possui uma cilindrada de 3922 cm³ e 4 cilindros em linha. O código do motor é MWM TD-229-4, com um comando de válvulas único no bloco. Entretanto, curso do pistão é de 120 mm e o diâmetro do cilindro é de 102 mm, instalado de forma longitudinal na dianteira do veículo. A relação peso/potência é de 19,3 kg/cv e peso/torque de 64,0 kg/kgfm. Ademais, a potência específica é de 31,2 cv/litro, com potência máxima de 122 cv a 2800 rpm e torque máximo de 37 kgfm a 1600 rpm, resultando em um torque específico de 9,4 kgfm/litro. Cada cilindro possui 2 válvulas.
Dimensões e Autonomia
Em termos de dimensões, o veículo tem 1830 mm de altura, bitolas dianteira e traseira de 1654 mm e 1653 mm respectivamente, e uma caçamba com capacidade de 1125 litros. Entretanto, a carga útil é de 932 kg, o comprimento total é de 5060 mm e a distância entre-eixos é de 2967 mm. Além disso, a largura é de 1890 mm e o peso total é de 2368 kg, com um tanque de combustível de 110 litros e um vão livre do solo de 180 mm.
Em termos de autonomia, o veículo pode percorrer 1265 km em rodovias e 990 km em áreas urbanas. O consumo de combustível é de 11,5 km/l em rodovias e 9 km/l em áreas urbanas. Assim, é uma opção eficiente para quem precisa de um carro econômico tanto em longas viagens quanto no dia a dia na cidade.
Conclusão
A descoberta e conservação de uma clássica Ford F-1000 1994 na cor dourada marseille é uma celebração da engenharia automotiva e da paixão pelos veículos clássicos. Este modelo, com seu motor MWM 229 Turbo de fábrica e características originais preservadas, representa não apenas um pedaço da história automobilística, mas também o empenho e a dedicação necessários para manter viva a essência de um verdadeiro clássico.