Vem ao Brasil? Nova Geração do Renault Duster é flagrado em testes

18

O Renault Duster continua sendo peça importante na estratégia da marca no Brasil, mesmo em meio à renovação do portfólio. O SUV compacto ainda tem espaço para atuar no “vazio” entre o Kardian topo de linha, que parte de R$ 145 mil, e o futuro Renault Boreal, que deve superar os R$ 200 mil.

Foto: Renault

Apesar de a própria Renault já ter afirmado que o modelo não teria renovação, novos flagras mostram o contrário. O jornalista Renato Maia, do perfil Falando de Carro, registrou o utilitário em testes na região de Campinas (SP).

Novo visual e possível eletrificação

Nas imagens, é possível notar que se trata da versão europeia, o Dacia Duster, já com o novo design global. Além disso, essa mudança abre espaço para a possibilidade de motorizações híbridas chegarem ao mercado brasileiro.

Foto: Renault

No exterior, o SUV mede 4,343 m de comprimento, 1,810 m de largura, 1,656 m de altura e tem entre-eixos de 2,657 m. O porta-malas oferece 472 litros de capacidade, números que o colocam como um dos mais espaçosos do segmento. Portanto, mesmo que a Renault opte por mudanças discretas no Brasil, as dimensões já garantem boa competitividade.

Cenários para o Brasil

Existem dois caminhos para explicar esses testes por aqui. Se o Duster realmente vier, poderá manter o já conhecido 1.6 SCe de 120 cv ou adotar o sistema híbrido E-Tech, que combina o motor 1.6 a um propulsor elétrico. Além disso, há a alternativa do 1.2 TCe com 130 cv e sistema híbrido leve de 48V, disponível na Europa. Não está descartada também a opção pelo 1.3 TCe de até 163 cv, o mesmo que será usado no Boreal.

Foto: Renault

Por outro lado, a segunda hipótese é que o modelo flagrado sirva apenas como “mula” para testes do conjunto híbrido que equipará o Boreal. Nesse caso, o Duster poderia permanecer como está no visual e motorização, mantendo seu apelo de custo-benefício.

Um futuro aberto

De qualquer forma, o que parece certo é que a Renault está usando o Duster para desenvolver tecnologias que veremos em breve nos modelos da marca no Brasil. Assim, seja como produto renovado ou como plataforma de testes, o SUV segue relevante na estratégia da fabricante.

O Renault Duster 2026 pode não ter seu futuro confirmado, no entanto, os flagras indicam que novidades estão a caminho. Dessa forma, seja com novo visual e motores eletrificados ou como base para outras criações da marca, o modelo mantém seu papel de destaque e continua despertando curiosidade no mercado brasileiro.