Vem ao Brasil? Novo Everest ostenta V6 e muita versatilidade

2

Poucos SUVs despertam tanto desejo no Brasil quanto o novo Ford Everest que ficou ainda mais robusto em 2024. No entanto, diante de tantas especulações, a grande pergunta que persiste é: O nova Ford Everest vem para o Brasil? Essa não é uma resposta simples, pois depende de diversos fatores.

Novo Ford Everest / Foto: France Joshua
Novo Ford Everest / France Joshua

A montadora norte-americana não quer falhar em sua estratégia no Brasil. Inicialmente, a Ford está concentrada na consolidação da nova Ford Ranger, que, embora ainda esteja distante da líder Hilux em vendas, a cada dia conquista mais espaço em relação à Chevrolet S10 e tem a tendência de se consolidar como a segunda picape mais vendida em nosso mercado. O lançamento do Novo Ford Everest no Brasil, mesmo sendo fabricado na mesma fábrica da Argentina que produz a nova Ranger, demandaria um certo investimento e muitos riscos, que, à primeira vista, a Ford parece não estar disposta a correr.

Novo Ford Everest / France Joshua

A alternativa de importar o carro diretamente da Tailândia torna-se inviável devido à alta carga tributária, o que o tornaria incapaz de competir com outros veículos de produção nacional, como a Toyota Hilux SW4 e o Chevrolet Trailblazer.

Dessa forma, em um primeiro momento, a única chance de o Ford Everest chegar ao Brasil seria se a nova Ranger alcançasse grande sucesso no mercado nacional. Com o sucesso futuro da Ranger, a Ford não terá outra alternativa senão aproveitar o êxito da picape e trazer o badalado SUV, que é derivado da Ranger, para o nosso mercado. No entanto, tudo ainda está envolto em muito mistério e especulação. No momento, a única certeza que temos é que o Everest é um carro excepcional, conforme você pode conferir nas especificações abaixo.

Novo Ford Everest / France Joshua

Explorando o novo Ford Everest

Projetado com um foco especial em desempenho off-road. Com diversas variantes disponíveis, como o Everest Wildtrak, Sport, Platinum e Titanium, o Ford Everest oferece uma variedade de opções para os consumidores em diferentes mercados.

O Ford Everest se destaca com um conjunto de rodas de liga leve fosca de 20 polegadas, acompanhadas por pneus off-road, que são padrão em algumas versões. No entanto, a personalização não para por aí, pois os consumidores têm a opção de escolher rodas de 18 polegadas e pneus off-road sem custo adicional. Essa flexibilidade permite que os motoristas adaptem seu Everest de acordo com suas preferências de estilo e desempenho.

Luxo e Conforto

Foto: France Joshua

As versões Titanium e Wildtrak elevam o interior do Ford Everest para um nível de luxo, proporcionando assentos revestidos de couro, assento do motorista ajustável eletricamente em 10 posições com aquecimento e resfriamento, teto solar panorâmico, uma câmera de 360 graus e iluminação ambiente interna. Esses recursos não apenas aprimoram o conforto, mas também diferenciam essas versões dentro da linha Everest.

Novo Ford Everest / France Joshua

Espaço Amplo

Ao adentrar a cabine espaçosa do Everest, é evidente que o veículo oferece um ambiente confortável em todas as três fileiras. O ajuste e acabamento impressionantes, especialmente nas versões topo de linha, proporcionam uma sensação agradável ao toque. A capacidade de ajustar a segunda fileira para frente e para trás, juntamente com as comodidades adicionais, fazem do Everest uma escolha ideal.

Foto: France Joshua

O porta-malas com abertura elétrica revela um espaço versátil, com 259 litros com a terceira fileira em uso, 898 litros com a terceira fileira dobrada e um total de 1823 litros com todas as fileiras dobradas. Essa adaptabilidade torna o Everest uma opção prática para viagens longas ou aventuras off-road.

Tecnologia e Conectividade

O Ford Everest incorpora o sistema de entretenimento Sync 4 da Ford, com uma tela de 12 polegadas montada em retrato. Essa interface brilhante e colorida oferece não apenas entretenimento, mas também funcionalidades úteis, como operar o Apple CarPlay ou Android Auto sem fio. Além disso, o sistema pode ser conectado ao aplicativo FordPass para monitorar dados de combustível, agendamentos de serviço e até mesmo iniciar o carro remotamente.

Novo Ford Everest / Foto: France Joshua

Segurança

Testada em 2022, toda a linha Ford Everest recebeu uma classificação de segurança ANCAP de cinco estrelas, válida até dezembro de 2028. A ANCAP reconheceu o Everest por sua excelente proteção, com destaque para a Proteção de Ocupantes Adultos (86%) e Proteção de Ocupantes Infantis (93%).

O Everest é equipado com um conjunto abrangente de tecnologias de segurança, incluindo freio autônomo de emergência, detecção de interseção, assistência de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e sensores de estacionamento. Com nove airbags, incluindo airbags para joelhos do motorista e passageiro dianteiro, o Everest prioriza a proteção física dos ocupantes.

Novo Ford Everest / France Joshua

Desempenho e Eficiência de Combustível

Com motor V6 turbo diesel de 3.0 litros e 250 cavalos a 3.250rpm nas versões topo de linha, o Everest entrega mais que o esperado. Com uma classificação de economia de combustível de 8,5L/100km no ciclo combinado, o SUV possui um tanque de combustível de 80 litros, proporcionando uma impressionante autonomia de até 750 km entre abastecimentos.

Foto: France Joshua

Conclusão

O SUV ainda segue sem previsão de chegada ao Brasil, porém a cada dia se torna evidente que ele seria muito bem vindo. O Ford Everest destaca-se como um SUV off-road de sete lugares que combina luxo, tecnologia e desempenho adequado. Com uma atenção cuidadosa à segurança e ao conforto, o Everest seria um carro interessante para desbravar as nossas estradas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Agora que a Ford tornou-se uma importadora deveria trazer via Tailândia umas unidades para testar o mercado, poderia vender estas unidades pelo preço aproximado do que custaria se fosse produzido em Pacheco na Argentina e ter uma noção do potencial de ganho de mercado. É um veículo anos luz à frente de sw4 e do camburão da GM.

  2. Se até a Ranger Raptor já é importada da Tailândia, não compreendo a reticência da Ford em trazer a Everest. Tenho certeza que seria um sucesso tremendo. Um carro sem igual na categoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile