Recém-lançado no Brasil, o novo Renault Kardian é um SUV que dispensa comentários. Muito bem construído e com um design moderno, o mais novo produto da gigante francesa se destaca. Agora, você já imaginou se esse compacto ganhasse uma versão esportiva?
Kardian Alpine Espirit: Uma Proposta Arrojada
Inspirado nos modelos esportivos da Renault, o designer brasileiro Kleber Silva, também conhecido como KDesignAG, projetou digitalmente o Kardian Alpine Espirit. Este conceito impressionante poderia utilizar um câmbio manual e motor 1.0 turbo ou 1.3 turbo do Duster, resultando em um carro esteticamente fenomenal. Portanto, podemos esperar que esse design inovador influencie futuras criações no mercado automotivo.
Kleber Silva é conhecido mundialmente pela criação de inúmeros projetos automotivos diferenciados, e com o Kardian Alpine Espirit ele não economizou nos detalhes. Sem dúvida, este modelo seria uma ótima adição ao mercado se viesse a se materializar.
A combinação do design arrojado com o desempenho aprimorado certamente atrairia muitos entusiastas de carros esportivos, especialmente aqueles que apreciam a marca Renault e suas tradições de engenharia e inovação.
O Novo Kardian
O Kardian é um SUV compacto para o segmento B que traz o DNA da Renault no quesito performance, adicionando inovação para a América do Sul. Equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, o Kardian possui injeção direta associada a um câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch) com dupla embreagem úmida. Este conjunto mecânico garante uma condução suave e eficiente, ao mesmo tempo em que oferece um desempenho dinâmico adequado para o ambiente urbano e para viagens mais longas.
Como o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade da marca, ostentando o logo Nouvel’R, o Kardian combina uma silhueta robusta e compacta com elementos característicos do espírito SUV. Funcionalidades de destaque incluem barras de teto montadas no sentido longitudinal que podem ser transformadas em barras transversais, integrando funcionalidade e estética. Isso permite uma versatilidade adicional para transportar cargas no teto, algo muito apreciado por famílias e aventureiros.
O modelo urbano conta ainda com rodas diamantadas de 17 polegadas, grade frontal em formato de diamante com pequenos losangos de efeito 3D, pintura bíton laranja e preto, além de faróis angulares e assinatura luminosa característica dos modelos da Renault com lanternas em formato C. Esses detalhes conferem ao Kardian uma presença marcante e moderna nas ruas, destacando-se facilmente entre outros veículos.
Interior
O Kardian oferece um painel de instrumentos digital de 7 polegadas com gráficos super modernos. O SUV também traz uma central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com espelhamento sem fio. Esta central permite que os motoristas acessem facilmente suas músicas, aplicativos de navegação e outras funcionalidades diretamente do painel do carro, aumentando a conveniência e segurança durante a condução. Além disso, os passageiros do banco traseiro desfrutam de um bom espaço e têm à disposição tomadas USB, garantindo conforto e conectividade para todos a bordo.
O Kardian faz parte do Human First Program, que visa desenvolver tecnologias de ponta em conjunto com pesquisadores e especialistas. O intuito é melhorar a segurança nas estradas e reduzir o número e a gravidade dos acidentes. Assim, a Gigante Francesa deve investir significativamente em pesquisa e desenvolvimento para garantir que seus veículos estejam na vanguarda da segurança automotiva.
Conclusão
A proposta de uma versão esportiva do Renault Kardian, como sugerido por Kleber Silva, seria uma adição bem-vinda ao mercado. Combinando o design arrojado e detalhes esportivos com a performance já notável do Kardian, o Kardian Alpine Espirit certamente atrairia muitos entusiastas de carros. A Renault continua a inovar e expandir seu portfólio, e a introdução de um modelo esportivo fortaleceria ainda mais sua presença no mercado automobilístico global.