VW Brasília 1979: Uma Jóia Brasileira em Estradas Americanas

0
15131

Nos últimos anos, temos testemunhado uma tendência fascinante: carros clássicos brasileiros dos anos 70 e 80 estão deixando o país para brilhar em coleções automotivas ao redor do mundo. Entre essas lendas sobre rodas está o VW Brasília de 1979, um hatchback de três portas que apesar de não ser o clássico mais cobiçado, recentemente encontrou um novo lar nas estradas dos Estados Unidos.

VW Brasília 1979 / Foto: Web Collections
VW Brasília 1979 / Foto: Web Collections

O Encanto do VW Brasília 1979

Imaginem um veículo em razoável estado de conservação, com algumas modificações que o elevam ao status de uma verdadeira relíquia sobre rodas. Pintado num elegante tom de bege e com estofamento em vinil preto, este Brasília não é apenas um carro, mas uma declaração de estilo.

Foto: Web Collections
Foto: Web Collections

Montado sobre rodas Porsche Phone Dial de 15″, este clássico não passa despercebido. Sua suspensão rebaixada, composta por um feixe de eixo dianteiro ajustável, fusos rebaixados e barras de torção traseiras reindexadas, não apenas adiciona um toque de esportividade, mas também garante uma condução suave e estável.

Foto: Web Collections
Foto: Web Collections

Detalhes e Adições

Os entusiastas automotivos ficarão encantados com os detalhes e as adições cuidadosamente selecionadas neste exemplar único. Equipado com freios a disco dianteiros, faróis de neblina, uma terceira luz de freio e cintos de segurança dianteiros e traseiros, este Brasília não apenas preserva sua autenticidade, mas também incorpora elementos modernos.

Foto: Web Collections
Foto: Web Collections

No interior do clássico, os bancos revestidos em vinil preto e os painéis de porta de dois tons proporcionam um ambiente sofisticado e acolhedor. Os toques finais incluem um volante no estilo Porsche, um console central e um sistema estéreo AM/FM/cassete para manter os ocupantes entretidos durante a viagem. Ademais, todos esses detalhes do VW Brasília contribuem para uma experiência nostálgica e memorável.

Foto: Web Collections
Foto: Web Collections

O Coração Pulsante

Sob o capô, reside o coração pulsante deste clássico: um motor flat-four refrigerado a ar de 1.6L, equipado com carburadores duplos e ignição eletrônica. Combinado com uma transmissão manual de quatro velocidades, este conjunto mecânico oferece uma experiência de condução autêntica. Portanto, mesmo não sendo nenhum símbolo de potência, cada curva e cada aceleração se transformam em uma jornada emocionante.

Foto: Web Collections
Foto: Web Collections

Rumo ao Novo Mundo

Em 2022, este exemplar único cruzou as fronteiras brasileiras rumo aos Estados Unidos. Logo em seguida, recebeu um título limpo do estado da Flórida. Agora, ele desfila com elegância pelas estradas americanas, cativando admiradores por onde passa. A jornada deste carro clássico nacional foi marcada por transformações e novas oportunidades.

VW Brasília 1979 / Foto: Web Collections
VW Brasília 1979 / Foto: Web Collections

O Volkswagen Brasília

Lançado em 1973 no Brasil, o Volkswagen foi projetado por Márcio Piancastelli para ser um veículo versátil, econômico e adequado para as estradas brasileiras da época. Seu nome foi uma homenagem à capital do Brasil, Brasília, que naquela época já representava modernidade e desenvolvimento.

VW Brasília 1979 / Foto: Web Collections
VW Brasília 1979 / Foto: Web Collections

O design do Brasília era bastante singular. Tinha uma frente quadrada e uma traseira mais alta, o que proporcionava um amplo espaço interno, especialmente para o porta-malas. Isso fez com que fosse bastante popular entre famílias brasileiras, pois era espaçoso e confortável para viagens dentro de suas limitações.

Foto: Web Collections
Foto: Web Collections

Além disso, o Brasília foi um dos primeiros carros da Volkswagen a utilizar o motor refrigerado a ar, o mesmo tipo de motor usado no lendário Fusca. Isso garantia uma boa durabilidade e baixo custo de manutenção, algo importante em um país como o Brasil. Apesar de sua popularidade, a produção do Brasília durou apenas até 1982 e acabou deixando um grande legado.

Conclusão

O Volkswagen Brasília de 1979 pode não ser o clássico brasileiro mais cobiçado no exterior, mas sua jornada para as terras americanas certamente o tornou uma estrela em ascensão no cenário automotivo internacional. Com sua combinação única de estilo, desempenho e história, este Brasília continua a encantar e inspirar apaixonados por carros em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui