VW confirma nova geração do T-Cross e Nivus: o que podemos esperar?

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A Volkswagen anunciou nesta semana o início da produção de veículos híbridos no Brasil. A novidade faz parte de um investimento de R$ 16 bilhões, realizado com apoio do BNDES, e marca o começo de um novo ciclo de eletrificação da marca no país. Com isso, a fabricante alemã reforça sua presença local e aposta na transição para uma mobilidade mais sustentável.

VW T-Cross

Nova base eletrificada MQB37

Os primeiros modelos fabricados com a nova plataforma MQB37 serão o T-Cross e o Nivus, com lançamento previsto entre 2026 e 2027. A nova base é uma evolução da conhecida MQB, que hoje serve de estrutura para modelos como Polo, T-Cross, Nivus e Taos. No entanto, a MQB37 foi totalmente adaptada para receber sistemas híbridos.

De acordo com a Volkswagen, essa arquitetura — também chamada de MQB Hybrid — já é usada na Europa em modelos como o Golf e o T-Roc. Entre as melhorias, estão a eletrônica interna mais moderna, pacote ADAS com tecnologias de assistência desenvolvidas no Brasil, nova transmissão e sistema de alta voltagem voltado para motores elétricos mais potentes.

Híbridos flex chegam primeiro com o T-Cross e Nivus

O T-Cross híbrido será o primeiro a chegar às lojas, no fim de 2026, enquanto o Nivus híbrido deve aparecer em 2027. Ambos terão sistemas HEV (híbrido pleno) ou híbrido leve, sempre flexíveis, o que significa que poderão usar etanol ou gasolina. Assim, a Volkswagen aproveita o potencial dos biocombustíveis brasileiros para reduzir emissões e manter os custos acessíveis.

A configuração mais provável combina o motor 1.0 200 TSI, com até 128 cv, e um motor elétrico auxiliar. Dessa forma, o conjunto deve oferecer bom desempenho e consumo mais baixo. Além disso, o motor 1.4 TSI flex também deve ganhar versão híbrida em projetos futuros, ampliando as opções do portfólio.

Estratégia para enfrentar os chineses

Com essa iniciativa, a Volkswagen pretende responder à forte presença das marcas chinesas no mercado nacional. Hoje, modelos como Haval H6 HEV, Omoda 5 e Toyota Corolla Cross já exploram a tecnologia híbrida, principalmente no segmento médio. Por outro lado, ainda não há opções híbridas entre os SUVs compactos, o que abre espaço para os novos T-Cross e Nivus.

Além disso, a marca busca antecipar a eletrificação em seu portfólio, garantindo competitividade frente a rivais como Fiat, Renault e Chevrolet. Essa estratégia deve consolidar a Volkswagen como uma das primeiras a produzir híbridos flex nacionais em larga escala.

A nova fase da Volkswagen no Brasil representa um passo importante rumo à eletrificação acessível. Com a plataforma MQB37 e os futuros T-Cross e Nivus híbridos flex, a marca aposta em soluções que unem eficiência, tecnologia e biocombustíveis.

Em resumo, a estratégia é clara: oferecer carros modernos, econômicos e adequados à realidade brasileira. Com isso, a Volkswagen inicia uma nova etapa no país, mostrando que o futuro dos SUVs nacionais será cada vez mais elétrico e flexível.