No vasto mundo dos automóveis, existem raridades que desafiam as expectativas e nos transportam para uma época de inovação e estilo. Um exemplo notável é o Volkswagen Pointer GLI 1.8, um ícone dos anos 90 que recentemente emergiu das sombras do tempo para cativar entusiastas automotivos.
Uma Jóia Rara: O Volkswagen Pointer GLI 1.8 de 1996
Imagine-se em 2024, deparando-se com um exemplar praticamente intocado de um Volkswagen Pointer GLI 1.8, fabricado no longínquo ano de 1996. Esta não é uma fantasia, mas sim uma realidade fascinante trazida à luz pelo incansável caçador de raridades automotivas, Reginaldo de Campinas.
Este veículo, com sua deslumbrante carroceria azul e elegantes quatro portas, ostenta uma quilometragem surpreendente de apenas 13 mil quilômetros rodados. Uma testemunha do cuidado meticuloso de seus proprietários ao longo dos anos, este Pointer parece ter acabado de sair da linha de montagem da Volkswagen, com cada detalhe original cuidadosamente preservado.
Especificações
Sob o capô, reside um motor AP 1.8 a gasolina, que entrega 89 cavalos de potência a 5500 rpm. Embora esses números possam parecer modestos pelos padrões contemporâneos, são uma lembrança vívida da engenhosidade e desempenho dos veículos da década de 90.
Com dimensões de 4076 mm de comprimento, 2525 mm de entre-eixos, 1695 mm de largura e 1455 mm de altura, este exemplar do Pointer GLI 1.8 pesa 1095 kg, proporcionando uma condução ágil e responsiva que ainda mantém seu charme décadas depois. Além disso, seu peso leve contribui para uma eficiência de combustível impressionante, tornando-o uma escolha ainda mais atraente para os motoristas conscientes.
Eficiência e Economia
Além de seu design distinto e desempenho confiável, o Volkswagen Pointer GLI 1.8 também se destaca por sua eficiência de combustível. Com um consumo de 9,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na rodovia, este carro oferecia uma combinação de potência e economia. Ele foi uma proeza técnica que continua a surpreender mesmo após quase três décadas desde seu lançamento. Ademais, sua durabilidade e baixo custo de manutenção tornam-no uma escolha ainda mais atraente para os entusiastas de carros econômicos.
O Volkswagen Pointer GLI
O Pointer, produzido entre 1994 e 1996, foi um carro discreto na década de 1990, mas nem por isso deixou de ser um ótimo carro. Resultado da Autolatina, parceria firmada entre a Volkswagen e a Ford no Brasil, gerou, entre outros, os modelos híbridos Escort/Pointer-Logus e Verona/Apollo. O Pointer é um facelift do Ford Escort de 5ª geração (2ª geração no Brasil), adicionando faróis, lanternas, para-choques e interior no estilo Volkswagen.
Apresentado em outubro de 1993, nas versões CLi 1.8, GLi 1.8, GLi 2.0 e o esportivo GTi 2.0, todas equipadas com injeção eletrônica Fic. Desenvolvido sob a plataforma do novo Ford Verona, ele possuía um design limpo e com a ausência de saliências.
Ele possuía as mesmas características técnicas em relação ao seu irmão Logus, tendo como diferença os freios à disco nas 4 rodas, a ausência da motorização 1.6 devido ao seu maior peso. No lançamento, este veio no começo equipado com injeção eletrônica Bosch Le-Jetronic. Os primeiros modelos 2.0 do Logus não vieram com esta injeção, e sim com o malfadado carburador eletrônico. Assim, na linha 1996, mesmo ano em que sua fabricação seria encerrada, foi apresentada nova forração em veludo, muito mais sóbria, bonita e confortável, igual ao Logus Wolfsburg Edition.
Conclusão
Em um mundo onde a inovação automotiva avança a passos largos, encontrar um exemplar tão bem preservado do Volkswagen Pointer GLI 1.8 é verdadeiramente uma experiência única. Este carro não é apenas uma peça de museu, mas sim uma máquina do tempo que nos transporta de volta a uma era de elegância e engenhosidade mecânica.
À medida que admiramos a originalidade intocada deste veículo após 28 anos, somos lembrados não apenas da qualidade duradoura dos automóveis antigos, mas também do apelo atemporal de um design clássico e de um desempenho confiável.