23 anos depois, VW Gol Turbo segue intacto e original de fábrica

0
44737

O Volkswagen Gol é uma verdadeira instituição no Brasil, sendo um dos carros mais icônicos da história automobilística do país. Suas linhas já foram conduzidas por milhões de brasileiros e sua presença nas ruas é praticamente uma constante. No entanto, encontrar um exemplar tão especial quanto um VW Gol Turbo 1.0 16v ano 2001 em estado de zero quilômetro em pleno 2024 é uma verdadeira raridade.

VW Gol Turbo 1.0 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Gol Turbo 1.0 / Foto: Reginaldo de Campinas

A descoberta de uma raridade

Reginaldo de Campinas, conhecido por sua paixão por carros clássicos e raridades, recentemente revelou imagens de um exemplar impecável de VW Gol Turbo 1.0 de 16v, fabricado no ano 2001, com incríveis 14 mil quilômetros rodados. Além disso, este carro, que passou os últimos 23 anos praticamente guardado em uma garagem, parece ter sido preservado em uma cápsula do tempo, mantendo-se intacto e completamente original de fábrica.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Um Clássico cheio de charme

Com uma elegante cor prata, motor a gasolina e câmbio manual, este belo VW Gol é mais do que um carro – é uma obra de arte sobre rodas. Vamos dar uma olhada mais de perto em sua ficha técnica para entender melhor o que o torna tão especial. Ademais, destacaremos os recursos que o diferenciam dos demais veículos do mercado.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Especificações

O veículo apresenta um desempenho sólido. Além disso, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e uma velocidade máxima de 192 km/h, demonstra sua eficiência. Seu motor, do tipo 4 cilindros em linha com uma cilindrada de 999 cm³, é impulsionado por um turbocompressor e opera com injeção multiponto. Este motor EA111 possui comando duplo no cabeçote, com potência de 112 cv a 5500 rpm e torque de 15,8 kgfm a 2000 rpm. Com um peso de 1016 kg, o veículo alcança uma excelente relação peso/potência de 9,1 kg/cv e peso/torque de 64,3 kg/kgfm. Equipado com uma transmissão manual de 5 marchas e tração dianteira, o carro oferece uma dirigibilidade sólida.

VW Gol Turbo 1.0 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Gol Turbo 1.0 / Foto: Reginaldo de Campinas

Em termos de dimensões, o veículo tem 1415 mm de altura, 3883 mm de comprimento, 2468 mm de distância entre-eixos e 1621 mm de largura. Seu porta-malas tem capacidade para 285 litros e o tanque de combustível comporta 51 litros. Os pneus, com medidas 185/60 R14, asseguram uma boa aderência tanto na estrada quanto na cidade. A direção hidráulica proporciona uma condução mais confortável, com um diâmetro de giro de 10,4 m.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

A suspensão dianteira é do tipo independente, McPherson, com mola helicoidal, enquanto a traseira conta com eixo de torção. Em termos de autonomia, o veículo alcança 678 km em estradas e 367 km em áreas urbanas, com um consumo rodoviário de 13,3 km/l e urbano de 7,2 km/l.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Uma lenda chamada VW Gol

O VW Gol é muito mais do que apenas um carro; é uma lenda que marcou gerações desde o seu lançamento em maio de 1980. Assim, ao longo de 42 anos de sucesso no Brasil, o Gol se tornou um ícone da indústria automobilística, conquistando milhões de apaixonados e deixando uma marca indelével na história do país.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Lançado pela Volkswagen, o Gol liderou as vendas em seu segmento por impressionantes 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014. Foi um feito extraordinário que reflete sua popularidade duradoura entre os consumidores brasileiros. Ademais, com uma produção total de 8,6 milhões de unidades, o Gol estabeleceu um recorde notável que dificilmente será igualado.

VW Gol Turbo 1.0 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Gol Turbo 1.0 / Foto: Reginaldo de Campinas

Conhecido como o “queridinho do Brasil”, o Gol passou por diversas transformações ao longo de sua trajetória. Em pouco mais de quatro décadas, batizou três gerações diferentes, com variações de gama entre elas, desde o G1 até o G8. Além disso, o Gol também teve algumas séries especiais memoráveis, como a emocionante Last Edition, que, assim como chegou, já se esgotou, demonstrando o carinho e a devoção dos fãs por este icônico modelo.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Conclusão

Em um mundo onde os carros evoluem rapidamente e as mudanças tecnológicas são constantes, encontrar um exemplar tão bem preservado como este VW Gol Turbo 1.0 de 2001 é verdadeiramente uma descoberta incrível. Uma peça de história automobilística que nos lembra da qualidade e da durabilidade dos carros fabricados pela Volkswagen. Assim, este Gol não é apenas um carro – é uma janela para o passado, um lembrete do que foi e do que ainda pode ser, ele é um verdadeiro tesouro para os amantes de carros clássicos e uma inspiração para todos nós que apreciamos a beleza da engenharia automotiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui