Suzuki Jimny Picape: Conceito ganha vida com proposta de design

2
55028

A Suzuki tem alimentado a ideia de transformar seu icônico off-road Jimny em uma picape há anos, mas até o momento, essa versão ainda não se materializou. No entanto, o sucesso estrondoso da quarta geração do Jimny mostra que há um forte apelo por esse tipo de veículo compacto e robusto.

Suzuki Jimny Picape Concept / Foto: Planet Cars
Suzuki Jimny Picape Concept / Foto: Planet Cars

O Fenômeno Jimny

Desde o lançamento da atual geração do Jimny, a Suzuki conquistou os corações dos entusiastas do off-road e dos amantes de design retrô. Com seu chassi resistente e capacidade 4×4, o Jimny se destaca como uma opção única no mercado, sem concorrentes diretos.

Foto: Planet Cars
Foto: Planet Cars

Em alguns mercados, foi necessário pausar os pedidos para permitir que a produção acompanhasse a alta demanda pelo Jimny. Em várias partes do mundo, o modelo de três portas automático tem se mostrado extremamente popular, com tempos de espera de até oito a 10 meses em alguns países.

Suzuki Jimny Picape Concept / Foto: Planet Cars
Suzuki Jimny Picape Concept / Foto: Planet Cars

O Conceito de Picape Jimny

Embora a Suzuki ainda não tenha confirmado oficialmente uma versão picape do Jimny, especulações e conceitos de design têm alimentado a imaginação dos fãs. Imagens criadas pelo time de designers do Planet Cars mostram como uma picape de cabine dupla poderia ser, baseada no novo lendário Suzuki Jimny.

Foto: Planet Cars
Foto: Planet Cars

Um designer sênior da Suzuki, em uma entrevista recente no Salão do Automóvel de Tóquio, sugeriu que a empresa está aberta a expandir a linha Jimny. Isso levanta a possibilidade empolgante de que o Suzuki Jimny possa seguir seu próprio caminho e diversificar sua oferta de modelos.

Foto: Planet Cars
Foto: Planet Cars

Rumores e Especulações

Embora não haja confirmação oficial, várias empresas de pós-venda criaram suas próprias versões de picapes Jimny, cortando a parte traseira do modelo e transformando-o em uma caçamba aberta. Na Europa, retiraram o Jimny de venda como um veículo de passageiros e o reintroduziram como um veículo comercial, com adaptações como um divisor traseiro de malha de aço e a remoção dos bancos traseiros.

Foto: Planet Cars
Foto: Planet Cars

A Suzuki também deu uma prévia de uma possível picape Jimny com o conceito de bandeja de cabine simples apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio de 2019. Equipado com pneus off-road e outros acessórios, o conceito gerou entusiasmo entre os fãs. Além disso, essa nova proposta de veículo ampliou as expectativas em relação à expansão da linha Jimny.

Foto: Planet Cars
Foto: Planet Cars

O Futuro da Picape Jimny

Ainda não se sabe se o motor a gasolina de 1.5 litro do Jimny atual atenderia às demandas de capacidade de reboque e carga útil dos modelos concorrentes, caso uma picape Jimny se torne uma realidade.

Considerando a longevidade das gerações anteriores do Jimny, pode levar pelo menos uma década para lançar uma picape Jimny oficial, dado que as gerações anteriores duraram 17 e 20 anos, respectivamente.

Foto: Planet Cars
Foto: Planet Cars

Michael Pachota, chefe da Suzuki Austrália, expressou interesse em uma picape Jimny, mas até o momento, não há indicações claras dos planos futuros da Suzuki.

Suzuki Jimny

O Suzuki Jimny é um utilitário esportivo de porte mini com tração 4×4, produzido pela Suzuki. Lançado no Japão em 1970 o pequeno e valente Suzuki Jimny é vendido em 188 países e regiões do mundo. No passado, em muitos desses locais, algumas de suas gerações anteriores receberam nomes diferentes, tais como Samurai e Sierra. Atualmente, seu nome original japonês (Jimny) já é adotado na maioria dos mercados. Portanto, sua identidade global foi consolidada ao longo dos anos.

Suzuki Jimny Picape Concept / Foto: Planet Cars
Foto: Planet Cars

Conclusão

Enquanto os entusiastas do Jimny aguardam ansiosamente por uma versão picape do adorado off-road compacto, a Suzuki mantém seus planos em absoluto e total segredo. No entanto, a especulação e o entusiasmo em torno dessa possibilidade demonstram o impacto duradouro que o Jimny tem no mundo automotivo. Quem sabe o que o futuro reserva para o pequeno gigante das trilhas?

2 COMENTÁRIOS

  1. Para chegar no Brasil, não só a pick-up mas também a versão 4 portas, provavelmente o monopólio de comercialização dos produtos da suzuki terá de sair das mãos do grupo HPE…

  2. Se fizerem esse modelo, vão estar matando a proposta do Jimny pra agradar a um público fã de monster-trucks legalizados (RAM, Amarok, F150…). Tremendo mal gosto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui