Lenda nacional, o Fiat Uno sempre foi sinônimo de simplicidade e resistência. Durante anos, o compacto popular da Fiat construiu uma bela história no país. Hoje, vamos mergulhar na jornada de um exemplar único: o Fiat Uno 1.5 i.e 1994, que mesmo após três décadas, permanece imaculado e com quilometragem zero.
A Busca pela Relíquia
Por ser um carro muito utilizado, é extremamente raro encontrar exemplares do Uno com baixa quilometragem. No entanto, como diz o ditado, “nada é impossível para os verdadeiros apaixonados”. E é aí que entra em cena o renomado caçador de raridades automotivas, Reginaldo de Campinas.
Conhecido por sua habilidade em descobrir verdadeiras relíquias, Reginaldo surpreendeu o mundo automobilístico ao encontrar um Fiat Uno 1.5 i.e 1994, ainda com 0km, nos dias atuais.
Uma Relíquia Preservada
Trinta anos após sair da linha de montagem da Fiat, este exemplar único continua intacto e nunca foi utilizado. Ao visualizá-lo, parece que o tempo suspendeu-se, preservando a essência e a beleza deste icônico carro.
Pintado na clássica cor prata, movido a gasolina, com duas portas e câmbio manual, este Uno é mais do que apenas um veículo – é uma peça de história automobilística. No entanto, apesar de sua condição impecável, permanece guardado em uma garagem, aguardando o momento certo para desbravar as ruas e contar suas histórias.
Embora não possua escada no teto, como algumas versões especiais, este Fiat Uno é, sem dúvida, lendário. Sua preservação é um testemunho da durabilidade e qualidade dos carros fabricados pela Fiat na década de 1990.
Especificações
O Fiat Uno 1.5 1994 apresenta um desempenho razoável, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,6 segundos e uma velocidade máxima de 151 km/h. Ademais, a transmissão consiste em uma embreagem monodisco a seco e um câmbio manual de cinco marchas, com tração dianteira.
O motor, com uma cilindrada de 1497 cm³, funciona com injeção monoponto e aspiração natural. Possui quatro cilindros em linha, com um único comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada. Sua disposição é transversal, com uma potência máxima de 67,3 cv a 5000 rpm e um torque máximo de 12 kgfm a 3000 rpm. Assim, as especificações detalhadas do motor incluem uma razão de compressão de 8,5:1 e tuchos mecânicos, além de duas válvulas por cilindro.
Dimensões e Consumo
Quanto às dimensões, ele tem 1445 mm de altura, 3644 mm de comprimento e 1548 mm de largura, com uma distância entre-eixos de 2361 mm. Além disso, o peso é de 880 kg, com uma capacidade de carga útil de 400 kg e um porta-malas de 290 litros. O tanque de combustível comporta 50 litros.
Os pneus dianteiros são do tipo 165/70 R13 e o sistema de freios inclui discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. Em termos de aerodinâmica, possui uma área frontal de 1,9 m² e um coeficiente de arrasto de 0,36.
A direção não é assistida, e o diâmetro mínimo de giro é de 10,4 metros. Quanto à suspensão, é independente do tipo McPherson, tanto na dianteira quanto na traseira, com feixe de molas semielípticas como elemento elástico. Entretanto, em relação ao consumo e autonomia, o veículo apresenta um consumo rodoviário de 13,4 km/l e urbano de 9,7 km/l, com uma autonomia de 670 km em estradas e 485 km na cidade.
Conclusão
O Fiat Uno 1.5 i.e 1994, 30 anos depois, continua a surpreender e encantar entusiastas automotivos em todo o país. Assim, sua jornada, desde os dias iniciais na linha de montagem até seu descobrimento por Reginaldo, é um testemunho da paixão e dedicação dos colecionadores e amantes de carros clássicos.
Este exemplar único não é apenas um carro, mas sim um símbolo de uma era passada, um testemunho vivo da história automobilística brasileira. Que sua preservação inspire futuras gerações a valorizar e proteger as joias automotivas que moldaram nossa cultura e identidade ao longo dos anos.