O Volkswagen Polo 2026 já está nas concessionárias brasileiras desde abril e, embora não tenha recebido mudanças visuais ou tecnológicas, chegou com uma estratégia bem diferente: menos versões e preços mais competitivos. Agora são apenas três configurações disponíveis, contra as sete da linha anterior.
A grande novidade é a inclusão do modelo no programa Carro Sustentável, que garante isenção total de IPI e deixa o Polo mais acessível, com preço inicial de R$ 84.445.

Preços do Volkswagen Polo 2026
A linha 2026 do Polo está organizada da seguinte forma:
-
Volkswagen Polo Track — R$ 84.445
-
Volkswagen Polo Sense — R$ 107.990
-
Volkswagen Polo Highline — R$ 120.240
O desconto anunciado pela Volkswagen vale especialmente para a versão Track e a topo de linha Highline. Além disso, a marca está promovendo um feirão com “desconto de IPI em dobro”, reforçando a estratégia de baixar ainda mais o preço final.
Durante a campanha, a montadora chegou a sugerir que a versão TSI manual voltaria ao catálogo, mas até agora nenhum preço ou detalhe foi divulgado oficialmente.

Por que o Polo perdeu versões?
A redução no portfólio tem um motivo claro: a chegada do Volkswagen Tera, o novo SUV de entrada da marca, que hoje tem preços muito próximos das versões intermediárias do Polo.
O Tera parte de R$ 103.990 e chega a R$ 139.990, ocupando justamente o espaço das versões que foram retiradas do hatch.
Dimensões e porta-malas
Nenhuma mudança estrutural foi feita no Polo 2026. O modelo mantém:
-
4,07 m de comprimento
-
1,75 m de largura
-
1,47 m de altura
-
2,57 m de entre-eixos
-
Porta-malas de 300 litros
Ou seja, continua sendo um dos hatchs compactos mais bem aproveitados da categoria.
Volkswagen Polo 2026: motorização
Polo Track — 1.0 aspirado
A versão de entrada traz o conhecido motor 1.0 12V três cilindros sem turbo:
-
77 cv e 9,6 kgfm (gasolina)
-
84 cv e 10,3 kgfm (etanol)
-
Câmbio manual de 5 marchas
É a opção mais simples e econômica, ideal para uso urbano.
Polo Sense e Highline — 1.0 TSI
As versões superiores usam o eficiente motor 1.0 turbo com injeção direta:
-
109 cv (G) / 116 cv (E)
-
16,8 kgfm com qualquer combustível
-
Câmbio automático de 6 marchas
Um conjunto que prioriza desempenho sem perder eficiência.
Volkswagen Polo 2026: consumo
Segundo o Inmetro, o Polo apresenta os seguintes números:
1.0 aspirado (Track)
-
Cidade: 13,9 km/l (G) • 9,6 km/l (E)
-
Estrada: 16,3 km/l (G) • 11,4 km/l (E)
1.0 TSI automático (Sense/Highline)
-
Cidade: 13,5 km/l (G) • 9,3 km/l (E)
-
Estrada: 15,7 km/l (G) • 10,9 km/l (E)
Os números são bons e mantêm o Polo entre os hatchs mais econômicos do segmento.

Volkswagen Polo 2026: equipamentos
Polo Track
-
Airbags laterais
-
Rádio Media Plus II
-
Ar-condicionado
-
Direção elétrica
-
Vidros dianteiros e travas elétricas
-
Volante multifuncional
-
Banco do motorista com regulagem de altura
-
Opcional: central multimídia VW Play
Polo Sense
Inclui os itens da Track e adiciona:
-
Motor 1.0 TSI + câmbio automático
-
Faróis de LED
-
Chave presencial
-
Sensor de estacionamento traseiro
-
Piloto automático
-
Paddle shifts
-
Painel digital de 8″
-
Opcional: VW Play
Polo Highline
Top de linha, soma:
-
Painel digital e multimídia de 10,25″
-
Ar-condicionado digital automático
-
Carregador por indução
-
Câmera de ré
-
Rodas de liga leve 16″
-
Faróis com acendimento automático
-
Sensor de chuva
-
Sistema Start-Stop

O Volkswagen Polo 2026 segue sem atualizações visuais, mas compensa com uma linha mais enxuta, preços mais competitivos e boa lista de equipamentos. As versões TSI continuam sendo as opções mais completas e equilibradas, enquanto a Track garante o melhor custo-benefício.
A estratégia da Volkswagen deixa claro que o Polo agora foca em ser um hatch compacto mais racional, enquanto o VW Tera assume o papel das versões intermediárias e mais caras. No fim das contas, quem busca um hatch moderno, eficiente e bem equipado ainda encontra no Polo um dos modelos mais fortes da categoria.




