Ainda longe do Brasil, novo Duster segue fazendo sucesso lá fora

O Novo Duster produzido pela Dacia ganhou uma versão totalmente diferente da que é vendida pela Renault no Brasil e tem feito um tremendo sucesso na Europa. Com um visual mais imponente, motorizações modernas e um interior mais espaçoso, ele conquistou de vez quem busca um SUV acessível, mas sem abrir mão do estilo e da tecnologia. Será que essa nova geração tem chance de desembarcar por aqui?

Novo Duster / Foto: Thanos Pappas - Carscoops
Novo Duster / Foto: Thanos Pappas – Carscoops

Design renovado e mais imponente

A terceira geração do Duster chegou em novembro de 2023 e trouxe mudanças significativas. Apesar de ter crescido apenas 23 mm no comprimento, seu visual parece bem mais robusto. O design adota linhas mais retas, faróis em LED e molduras quadradas nos para-lamas, reforçando seu espírito aventureiro. A altura livre do solo continua sendo uma das maiores da categoria: 209 mm na versão 4×2 e 217 mm na 4×4.

Foto: Thanos Pappas – Carscoops

Plataforma moderna e melhor dirigibilidade

A grande novidade mecânica está na adoção da plataforma CMF-B, a mesma usada em modelos como o Renault Captur. Essa base mais moderna deixou o SUV mais estável, confortável e seguro. A suspensão foi recalibrada para reduzir a rolagem da carroceria nas curvas, e o isolamento acústico melhorou bastante. Apesar de ainda estar um nível abaixo dos modelos da Renault em refinamento, o Duster evoluiu muito nesse aspecto.

Foto: Thanos Pappas – Carscoops

Motorizações para todos os gostos

O novo Duster oferece opções para diferentes perfis de motoristas. A versão de entrada conta com um motor 1.0 turbo de três cilindros, capaz de rodar tanto com gasolina quanto com gás liquefeito de petróleo (GLP), uma tecnologia bastante popular na Europa. Ele entrega 99 cv com GLP e 89 cv com gasolina, garantindo um excelente custo-benefício para quem quer economizar.

Foto: Thanos Pappas – Carscoops

Mas para quem deseja mais desempenho, há um motor 1.2 turbo mild-hybrid de 130 cv, disponível com tração dianteira ou integral. Essa versão combina potência e eficiência, sendo a escolha ideal para quem quer encarar estradas e trilhas com mais confiança. Além disso, há ainda uma opção híbrida convencional, que promete consumo reduzido sem necessidade de recarga externa.

Interior mais espaçoso e tecnológico

O interior do novo Duster também passou por uma grande evolução. O painel agora conta com uma central multimídia de 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Os materiais continuam simples, priorizando a durabilidade, mas o acabamento geral está mais bem cuidado.

Foto: Thanos Pappas – Carscoops

O espaço interno cresceu um pouco e agora se aproxima do de SUVs médios, oferecendo mais conforto para os passageiros. O porta-malas também é generoso, variando de 400 a 474 litros, dependendo da versão.

Equipamentos e preços

Na Europa, o Duster parte de €19.950 (cerca de R$ 107 mil), um preço competitivo considerando tudo o que ele oferece. As versões mais equipadas trazem itens como câmera de ré, painel digital, rodas de 17 polegadas e até um pacote opcional chamado “Sleep Pack”, que transforma o carro em um mini motorhome.

Foto: Thanos Pappas – Carscoops

O Duster europeu pode chegar ao Brasil?

A Renault do Brasil ainda não confirmou se essa nova geração do Duster será vendida por aqui. Atualmente, o SUV produzido no Brasil usa a plataforma antiga e um design diferente do modelo europeu. No entanto, a chegada do novo Renault Kardian, que usa a mesma base CMF-B, abre caminho para uma futura nacionalização do Duster europeu.

Foto: Thanos Pappas – Carscoops

Se isso acontecer, ele certamente brigaria com SUVs como Jeep Renegade, Fiat Fastback e Volkswagen T-Cross, oferecendo um excelente custo-benefício para quem busca um carro espaçoso, aventureiro e econômico.

Um Verdadeiro Sucesso

O Novo Duster da Dacia provou ser um verdadeiro sucesso na Europa, conquistando quem busca um SUV acessível, bonito e tecnológico. Se a Renault decidir trazê-lo para o Brasil, ele pode dar um salto significativo no segmento e incomodar concorrentes já estabelecidos. Agora, resta aguardar os próximos capítulos dessa história para saber se os brasileiros terão a chance de dirigir essa nova geração tão elogiada lá fora.

Sair da versão mobile