Você já imaginou se deparar em pleno 2024 com o imponente Chevrolet Astra Advantage 2009 com incríveis 4 mil quilômetros rodados? Acredite: ele existe! Esse exemplar espetacular do Chevrolet Astra foi revelado recentemente por Reginaldo de Campinas.
Uma Verdadeira Cápsula do Tempo
Na era dos carros elétricos e híbridos, encontrar um clássico como o Chevrolet Astra Advantage 2009 em estado de novo é como descobrir um tesouro perdido. Assim, este modelo específico, na elegante cor dourada, apresenta-se como uma cápsula do tempo, um veículo que parece ter acabado de sair da linha de montagem.
Conservação Impecável
O estado de conservação deste Astra é realmente impressionante. Com apenas 4 mil quilômetros rodados, o carro está praticamente em seu estado original, preservando todos os detalhes de fábrica. Desde os estofados até os acabamentos internos, tudo parece intocado, refletindo o cuidado extremo que seus antigos proprietários tiveram ao longo dos anos. Portanto, é uma oportunidade rara para os colecionadores de automóveis.
Uma Joia para Colecionadores
Para entusiastas de carros antigos e colecionadores, este Astra Advantage 2009 é uma verdadeira joia. Modelos assim, bem conservados e com baixa quilometragem, são raros e altamente valorizados no mercado de carros clássicos. Este carro não é apenas um meio de transporte, mas uma peça de história automotiva que carrega consigo o charme e a robustez dos veículos da década de 2000.
Especificações
O Astra Advantage possui um desempenho que inclui uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e uma velocidade máxima de 201 km/h. Ademais, a transmissão é manual, com acoplamento por embreagem monodisco a seco e câmbio F17-5 Plus WR de 5 marchas, com tração dianteira.
O motor é alimentado por injeção multiponto, com aspiração natural e cilindrada de 1998 cm³. Conta com 4 cilindros em linha, identificados pelo código GM Família II, com comando de válvulas único no cabeçote e correia dentada. Além disso, o curso do pistão é de 86 mm e o diâmetro do cilindro também é de 86 mm, com disposição transversal e instalação dianteira.
Apresenta uma relação peso/potência de 9,2 kg/cv e peso/torque de 60,2 kg/kgfm, com potência específica de 63,9 cv/litro e potência máxima de 127,6 cv (A) ou 121 cv (G) a 5200 rpm. Assim, a razão de compressão é de 11,3:1, com rotação máxima de 6400 rpm, torque específico de 9,8 kgfm/litro e torque máximo de 19,6 kgfm (A) ou 18,3 kgfm (G) a 2600 rpm. Os tuchos são hidráulicos, com 2 válvulas por cilindro.
Dimensões, Pneus e Consumo
Nas dimensões, o veículo tem uma altura de 1431 mm, bitola dianteira de 1484 mm e traseira de 1460 mm. Suporta uma carga útil de 500 kg, com comprimento de 4199 mm, distância entre-eixos de 2614 mm, largura de 1709 mm, peso de 1180 kg, porta-malas com capacidade de 370 litros e tanque de combustível de 52 litros. O vão livre do solo é de 115 mm. Além disso, essas especificações garantem um desempenho equilibrado e versátil em diversas condições de uso.
Os pneus dianteiros e traseiros são 205/55 R16, com altura do flanco de 113 mm. Em termos de aerodinâmica, possui uma área frontal (A) de 2,08 m², área frontal corrigida de 0,624 m² e coeficiente de arrasto (Cx) de 0,3.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a tambor. Em autonomia, o veículo alcança 546 km na rodovia com álcool (A) e 624 km com gasolina (G), e 354 km na cidade com álcool (A) e 468 km com gasolina (G).
Quanto ao consumo, o veículo faz 10,5 km/l na rodovia com álcool (A) e 12 km/l com gasolina (G), e 6,8 km/l na cidade com álcool (A) e 9 km/l com gasolina (G).
Conclusão
O Chevrolet Astra Advantage 2009 com apenas 4 mil quilômetros rodados é mais do que um carro; é um pedaço de história, um testemunho do design e da engenharia automotiva de sua época. Revelado por Reginaldo de Campinas, este exemplar em dourado representa nostalgia para qualquer aficionado por carros clássicos. Em um mundo onde os veículos estão cada vez mais tecnológicos, encontrar um modelo assim, preservado e quase intocado, é um verdadeiro privilégio.