Concorrência pesada: SUV elétrico da Chevrolet é pedra no sapato da GWM

O Chevrolet Spark ainda não é o SUV elétrico mais comentado do país, mas aos poucos começa a ganhar espaço. Em outubro, o modelo da marca norte-americana começou a mostrar força e já deixou alguns concorrentes para trás.

Foto: Chevrolet

Segundo dados parciais da Fenabrave, o Spark acumulou 295 unidades emplacadas no mês. O número pode parecer discreto, mas já foi suficiente para ultrapassar dois nomes de peso: o Volvo EX30, com 224 unidades, e o GWM Ora 03, que teve 244 veículos licenciados.

Apesar de ainda estar nos primeiros meses de mercado — outubro é apenas o terceiro mês de vendas do SUV —, o Spark mostra potencial para crescer. Mesmo assim, ainda está longe de alcançar a BYD, que domina as três primeiras posições entre os carros elétricos mais vendidos do país.

A liderança segue nas mãos da BYD

O topo do ranking permanece com o BYD Dolphin Mini, que soma 2.060 emplacamentos. O compacto chinês deve aumentar ainda mais sua vantagem nos próximos meses, já que começa a ser oferecido também em vendas diretas e small business, voltadas para públicos como PcD, taxistas e empresas.

Na sequência aparece o BYD Dolphin, com 1.186 unidades, seguido pelo Yuan, que totaliza 375 carros vendidos — somando as versões Yuan Plus e Yuan Pro.

Enquanto isso, o Spark segue crescendo em ritmo mais tímido, mas consistente, e já mostra que pode se tornar uma ameaça real ao domínio chinês no médio prazo.

Chevrolet Spark será produzido no Brasil

Hoje, o Chevrolet Spark é importado da China, mas a marca confirmou que o modelo será fabricado no Brasil. O anúncio foi feito em setembro, durante o lançamento oficial do SUV no país.

A produção vai acontecer na antiga fábrica da Troller, no Ceará, e o início das operações está previsto para 2025. A fabricação local deve ajudar a reduzir custos e tornar o carro mais competitivo diante dos rivais elétricos chineses.

Como é o Chevrolet Spark

O Spark traz motor elétrico de 101 cv e 18,3 kgfm de torque, com bateria de 42 kWh, que garante autonomia de até 258 km, segundo o PBEV do Inmetro.

Por dentro, o SUV tem central multimídia de 12,8 polegadas, painel digital de 8,8 polegadas e um pacote completo de assistentes de condução, como frenagem autônoma e piloto automático adaptativo (ACC).

Em relação às dimensões, são 4 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,73 m de altura. O porta-malas leva até 385 litros, e o preço de lançamento é de R$ 159.990, embora um reajuste deva acontecer em breve.

Ficha técnica – Chevrolet Spark EUV 2026

  • Motor elétrico dianteiro

  • Potência: 102 cv

  • Torque: 18,4 kgfm

  • Bateria: 42 kWh

  • Autonomia: até 258 km

  • Transmissão: automática de uma velocidade

  • Tração: dianteira

  • Freios: regenerativos e freio de estacionamento elétrico

  • Dimensões: 3,99 m (C) x 1,76 m (L) x 1,72 m (A)

  • Entre-eixos: 2,56 m

  • Porta-malas: 355 litros

  • Rodas: liga leve de 16” com pneus 205/60 R16

  • Airbags: seis (frontais, laterais e de cortina)

  • Segurança: alerta de colisão frontal, frenagem automática, alerta e assistente de faixa, sensores e câmeras 360°

  • Conforto: ar-condicionado, bancos de couro, ajuste elétrico do banco do motorista, chave presencial, retrovisores com aquecimento e rebatimento elétrico

  • Tecnologia: multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital, carregamento bidirecional e computador de bordo

O Chevrolet Spark começa a ganhar visibilidade no mercado elétrico brasileiro, mesmo em meio à forte concorrência da BYD e de outras marcas chinesas. A produção nacional prevista para 2025 deve ser um divisor de águas, tornando o SUV mais competitivo e acessível.

Foto: Chevrolet

Por enquanto, o modelo mostra que tem fôlego para crescer e pode, em breve, deixar de ser um discreto estreante para se tornar um dos protagonistas entre os elétricos vendidos no país.

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