Coração Pulsante: Motor Hemi V8 da Dodge fica no Durango por mais um ano

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Se você é fã de motores V8 e potência de sobra, pode respirar aliviado (pelo menos por enquanto). Enquanto modelos icônicos como o Dodge Charger e a Ram 1500 abandonaram o lendário Hemi V8 para dar lugar ao novo Hurricane turbo de seis cilindros, o Dodge Durango segue resistindo. O SUV de três fileiras da marca continua sendo o último bastião do motorzão, e tudo indica que ele pode sobreviver por mais um tempo.

Foto: Dodge
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O Hemi V8 ainda tem fôlego

Inicialmente, a Dodge planejava encerrar a produção do Durango com motor V8 em 2024. Mas a pressão dos clientes foi grande e a marca decidiu estender a fabricação até 2025. Agora, segundo informações do Mopar Insiders, a produção pode continuar até 2026. Isso, claro, se um sucessor para o Durango não aparecer antes.

Foto: Dodge
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A Dodge ainda não confirmou oficialmente essa informação, mas especula-se que um novo SUV, possivelmente batizado de Stealth, já tenha sido mostrado para concessionários há alguns anos. Se o Durango sobreviver por mais um ano, os fãs do V8 terão uma última chance de garantir um exemplar dessa máquina antes que o downsizing tome conta de vez.

Foto: Dodge
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Um SUV com pegada de muscle car

No Durango, o 5.7 V8 Hemi entrega 360 cv e 530 Nm de torque, exclusivamente na versão R/T. Esse modelo traz escapamento esportivo com saídas duplas, suspensão ajustada para performance e um capô com entradas de ar funcionais. O câmbio é um automático de oito marchas, e há opção de tração traseira ou integral.

Foto: Dodge
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Para quem gosta de rebocar trailers ou barcos sem abrir mão da esportividade, o pacote Tow N’ Go eleva a capacidade máxima de reboque para 3.950 kg e a velocidade máxima para 233 km/h. Mas tudo isso tem um preço: a versão 2025 do Durango R/T começa em US$ 56.090 e pode ultrapassar os US$ 70.000 com os opcionais.

Foto: Dodge
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Será que o V8 sobrevive por ainda mais tempo?

A permanência do Hemi no Durango pode depender de dois fatores. O primeiro é o CEO da Ram, Tim Kuniskis, conhecido entusiasta dos muscle cars, que pode lutar pela continuidade do motor V8.

Foto: Dodge
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O segundo é o cenário político nos EUA, já que mudanças nas regulamentações de emissões propostas pelo ex-presidente Donald Trump poderiam favorecer a manutenção de motores maiores.

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Se você quer um Durango V8 na garagem, talvez seja melhor não esperar muito. O fim do Hemi pode estar próximo, mas enquanto houver demanda e paixão pelos motores de verdade, sempre há esperança!