O Volkswagen Gol é uma verdadeira lenda sobre rodas no Brasil. Ao lado do Fusca, marcou época e corações de milhões de brasileiros, sendo o líder de vendas por longos períodos. Entre as diversas versões que o Gol teve ao longo de sua história, uma delas se destaca pela simplicidade e confiabilidade: o Gol Special.
Recentemente, uma descoberta incrível foi revelada pelo renomado caçador de relíquias automotivas do Brasil, Reginaldo de Campinas. Um exemplar do Gol Special de 1999, com apenas 4.500 quilômetros rodados, permanece completamente intacto e original de fábrica após 25 anos. Este Gol é uma cápsula do tempo que nos transporta de volta para uma era em que a simplicidade e a durabilidade eram marcas registradas dos carros brasileiros.
Uma Relíquia Automotiva
O Gol Special de 1999 é uma verdadeira preciosidade para os amantes de carros clássicos. Com sua cor branca clássica, motor 1.0 a gasolina e câmbio manual, este carro representa uma época em que os fabricantes projetavam os veículos para resistir ao tempo. Assim, até os plásticos dos bancos permanecem intactos, como se o carro acabasse de sair da linha de produção.
A simplicidade era a marca registrada do Gol Special. Equipado com itens essenciais como acendedor de cigarros, hodômetro digital e ventilação forçada com três velocidades, este modelo oferecia o necessário para uma experiência de condução satisfatória. Além disso, seu painel, com iluminação verde característica, oferecia informações úteis ao motorista, como a indicação de temperatura máxima do motor e a pressão ideal dos pneus.
Uma Janela para o Passado
Este Gol Special 1999, ele nos leva de volta a uma época em que as pessoas viam os carros como mais do que simples meios de transporte. Eles eram símbolos de liberdade, aventura e progresso. Dessa forma, cada quilômetro rodado neste Gol representa uma jornada no tempo, uma viagem pelas estradas da memória.
Especificações
O Gol Special de 1999 apresenta um desempenho que se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 18,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 147 km/h.
A correia dentada aciona o motor, que é alimentado por injeção multiponto e possui aspiração natural. Ademais, ele tem cilindrada de 999 cm³ configurado com 4 cilindros em linha, seu comando de válvulas é único no cabeçote, com um curso de pistão de 70,8 mm e um diâmetro de cilindro de 67,1 mm. Instalado longitudinalmente na parte dianteira do veículo, o motor apresenta uma relação peso/potência de 16,9 kg/cv e uma relação peso/torque de 107,1 kg/kgfm. Por conseguinte, sua potência específica é de 54,1 cv por litro, gerando uma potência máxima de 54 cv a 5000 rpm e um torque máximo de 8,5 kgfm a 3250 rpm. Equipado com tuchos hidráulicos, cada cilindro possui 2 válvulas.
Dimensões e Transmissão
Por outro lado, a transmissão é composta por uma embreagem monodisco a seco e um câmbio manual de 5 marchas, com tração dianteira. Em relação às dimensões, o Gol Special 1999 apresenta uma altura de 1411 mm, um comprimento de 3807 mm, uma distância entre-eixos de 2468 mm e uma largura de 1620 mm. No entanto, seu peso é de 910 kg, podendo suportar uma carga útil de 400 kg. Além disso, o porta-malas possui capacidade para 285 litros e o tanque de combustível comporta 51 litros.
Os pneus têm uma altura de flanco de 116 mm, com medidas de 145/80 R13 para os dianteiros, traseiros e estepe. Em termos de autonomia, o veículo apresenta um alcance de 729 km em estradas e 566 km em áreas urbanas. Quanto ao consumo, ele alcança uma média de 14,3 km/l em estradas e 11,1 km/l em ambientes urbanos.
Conclusão
O Gol Special de 1999 é mais do que um simples carro antigo, é uma peça de história viva sobre rodas. Entretanto, sua preservação é fundamental para manter viva a memória de uma era em que a simplicidade era virtude. Que esse Gol Special continue a inspirar gerações futuras de entusiastas de carros e a nos lembrar do legado eterno do Volkswagen Gol.
Excelente! Meus pais possuem um exemplar 1999 desde 2006 e estamos com ele até hoje, só que bem usado e um pouco detonado, mas nunca nos deixou de levar em qualquer lugar, o que tinha em falta de sofisticação, compensava em durabilidade, espero que o dono mantenha este belo exemplar como está, pois é um modelo digno de receber sua placa preta em 2029.