Você pagaria R$ 121 mil por um Puma GTS de 1976? Este clássico carro nacional, uma verdadeira joia sobre rodas, foi exportado para os EUA e recentemente vendido por lá por US$ 23.373, aproximadamente R$ 121 mil na cotação atual. Vamos explorar os detalhes que fazem deste veículo um tesouro automobilístico.
História e Produção do Puma GTS
O Brasil produziu o Puma GTS entre 1973 e 1980, totalizando a considerável marca de 7.077 unidades. Derivado do Puma GTE, este modelo não apenas cativou os corações dos brasileiros, mas também conquistou admiradores em vários países através de exportações.
O design, obra de Rino Malzoni, se destaca com uma carroceria de fibra de vidro montada sobre um chassi Volkswagen modificado. Assim, o Puma GTS se tornou um ícone da indústria automobilística brasileira. Já o Puma em todas as suas versões, foi produzido no Brasil entre 1964 e 1992. Em seus 28 anos de trajetória, construiu uma das mais incríveis histórias da indústria automotiva nacional. Além disso, seu legado permanece vivo até os dias de hoje, inspirando admiradores e colecionadores.
Aquisição e Reforma nos EUA
O proprietário atual adquiriu este exemplar específico do Puma GTS nos EUA em abril de 2021. Depois, ele realizou uma reforma, que incluiu a repintura na icônica cor amarela, a substituição da capota preta, a reforma completa do interior e a substituição dos medidores. O resultado é um veículo que não só preserva seu charme clássico, mas também oferece melhorias modernas.
Especificações Técnicas e Design
O motor flat-four refrigerado a ar de 2.110 cc move o Puma GTS, que conta com uma caixa de câmbio manual de quatro marchas. As rodas E-Scorro de 14″ têm pneus Petlas Elegant na frente e Nexen na traseira, garantindo uma excelente aderência e estabilidade.
Os freios a disco dianteiros e os traseiros a tambor oferecem um desempenho de frenagem eficiente, enquanto a suspensão rebaixada com uma barra de eixo dianteira ajustável e amortecedores KYB proporcionam uma condução suave e controlada.
A reforma interior foi meticulosa, com bancos concha revestidos em vinil preto com inserções de tecido, novos carpetes e tapetes com a marca Puma. Instalaram no carro um sistema de som Dual com Bluetooth para modernizar o entretenimento a bordo, juntamente com uma manopla de câmbio polida com a marca Puma.
Instrumentação e Performance
O volante de dois raios com um botão de buzina marca Puma acompanha instrumentos substitutos, incluindo um velocímetro de 200 km/h, tacômetro, e medidores de nível de combustível, temperatura e pressão do óleo. Além disso, o painel proporciona uma experiência de condução completa e detalhada. Embora o odômetro de cinco dígitos tenha sido substituído, a quilometragem real permanece desconhecida, adicionando um toque de mistério ao veículo.
O motor atualizado inclui um virabrequim Okrasa, bielas Porsche, e pistões e cilindros Cima de 90,5 mm. Equipado com carburadores de corrente descendente duplos, o desempenho deste motor é notável, garantindo uma experiência de condução envolvente e poderosa. Assim, o veículo dentro de suas limitações, oferece um equilíbrio super interessante entre potência e eficiência.
Conclusão
Em suma, o Puma GTS de 1976 é mais do que apenas um carro antigo; é uma peça icônica da história automotiva brasileira, cuidadosamente preservada e aprimorada para manter seu charme atemporal e desempenho robusto. Seu valor de R$ 121 mil pode parecer elevado à primeira vista, mas quando se considera a rica história, o design exclusivo, e as reformas meticulosas que elevam este clássico a novos padrões, o preço se justifica. Este veículo não só oferece uma experiência envolvente e nostálgica, mas também representa um investimento em um patrimônio cultural que continua a encantar entusiastas ao redor do mundo. Para os apaixonados por carros clássicos, o Puma GTS é uma celebração de um legado automobilístico.