O VW Golf é um carro que dispensa apresentações, especialmente entre os entusiastas de automóveis no Brasil. Sua estreia no mercado brasileiro aconteceu em 1994, quando a terceira geração foi importada do México. Inicialmente, o modelo GTI 2.0 chegou às terras brasileiras, seguido pelas versões GL 1.8 e GLX 2.0, que rapidamente ganharam popularidade.
A Descoberta de um Tesouro Automotivo
Recentemente, o conhecido Caçador de Raridades automotivas, Reginaldo de Campinas, trouxe à tona uma verdadeira joia para os amantes de carros clássicos. Ele revelou um exemplar surpreendente do VW Golf GLX 2.0, com quatro portas, a gasolina, e na icônica cor vermelha.
Entretanto, o que realmente impressiona neste modelo específico é seu estado de conservação: com apenas 12 mil quilômetros rodados, o carro parece ter saído da linha de montagem ontem. Portanto, apreciar um carro nessas condições é um momento único para os colecionadores e entusiastas de automóveis.
Um Carro Intocado pelo Tempo
Este Golf GLX passou nada menos que 29 anos guardado em uma garagem, preservado com o cuidado de um verdadeiro tesouro. Além disso, a conservação impecável do veículo faz dele uma cápsula do tempo, proporcionando uma rara oportunidade de ver um carro da década de 90 em estado de zero quilômetro. Este tipo de preservação é quase inexistente no mundo dos automóveis, tornando a descoberta ainda mais significativa.
O Valor Histórico do Golf GLX
Para os fãs e colecionadores, encontrar um carro em tal estado de conservação é um sonho. O Golf GLX 2.0 não é apenas um veículo; é um pedaço da história automobilística, especialmente no contexto brasileiro, onde a terceira geração do Golf marcou uma era importante para a Volkswagen no país. Este exemplar específico oferece uma visão autêntica de como os carros eram na época, sem as marcas do tempo e do uso que a maioria dos modelos similares exibem atualmente.
Especificações
O Golf GLX de 1995 apresentava um desempenho impressionante para a época, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 186 km/h. Portanto, ele era considerado um dos carros mais rápidos e eficientes de sua categoria.
A unidade motriz possui acionamento do comando por correia dentada e utiliza injeção multiponto para alimentação. Com aspiração natural, tem uma cilindrada de 1984 cm³ e é composto por quatro cilindros dispostos em linha, identificados pelo código EA827. Além disso, o comando de válvulas é único no cabeçote, com um curso do pistão de 92,8 mm e um diâmetro do cilindro de 82,5 mm.
A transmissão é manual, com cinco marchas, e utiliza uma embreagem monodisco a seco. A tração é dianteira, garantindo boa aderência e controle.
Potência e Dimensões
O motor é instalado na parte dianteira do veículo, disposto de forma transversal. Apresenta uma razão peso/potência de 9,9 kg/cv e peso/torque de 67,4 kg/kgfm, com uma potência específica de 57,5 cv/litro. Assim, a potência máxima do Golf GLX 1995 é de 114 cv, alcançada a 5400 rpm, e o torque máximo é de 16,7 kgfm, atingido a 3200 rpm, com um torque específico de 8,4 kgfm/litro.
Em termos de dimensões, o veículo tem 1423 mm de altura, 4020 mm de comprimento e 1680 mm de largura, com uma distância entre-eixos de 2475 mm. As bitolas dianteira e traseira medem 1464 mm e 1448 mm, respectivamente. Ademais, o peso total do veículo é de 1125 kg. A capacidade do porta-malas é de 330 litros e o tanque de combustível comporta até 55 litros.
Conclusão
A descoberta deste VW Golf GLX 2.0 é mais do que apenas um achado raro; é uma verdadeira viagem no tempo. Ele nos permite reviver a década de 90 através de um veículo que parece desafiar o passar dos anos. Preservado com uma dedicação notável, este Golf GLX é um verdadeiro testemunho da história automobilística e um tributo à paixão de colecionadores como Reginaldo de Campinas. Portanto, em um mundo onde a tecnologia e o design automotivo evoluem rapidamente, encontrar um carro em estado de novo após 29 anos é um lembrete inspirador do valor da preservação e da história.
Cara com 12 mil Km tá rodado, e vem dizer que é zerado. Nunca