Sucesso em outros mercados, a picape Hyundai Santa Cruz é um dos carros mais cogitados no Brasil desde o seu lançamento em abril de 2021. Quase três anos depois de seu lançamento, ainda surgem questionamentos: o que falta para a nova picape da Hyundai chegar ao Brasil?
Essa é uma pergunta difícil de responder, pois ela possui todas as qualidades e atributos para fazer sucesso em nosso mercado. As estreias recentes com sucesso de outras picapes no mesmo segmento, como a nova Chevy Montana e a RAM Rampage, deveriam servir de incentivo para a CAOA e Hyundai perceberem que já passou da hora de trazer a nova Santa Cruz.
Plataforma e Alinhamento Estratégico
Possivelmente, o fato de a picape não utilizar, no momento, uma plataforma empregada pela Hyundai no Brasil pode ter apresentado desafios para sua chegada ao nosso mercado. Atualmente, a montadora coreana possui plataformas do Creta e do HB20 no país. Entretanto, é interessante notar que o Tucson, anteriormente produzido pela CAOA, compartilha a mesma plataforma da Santa Cruz.
Dessa maneira, acreditamos que existe a necessidade de alinhamento estratégico e de pensamento por parte da Hyundai e CAOA para que a nova picape possa fazer sua estreia no mercado nacional.
Especificações e Dimensões
Atualmente oferecida em cinco versões nos EUA, a Hyundai Santa Cruz destaca-se pelas suas diversas opções de acabamento. Com preços variando entre US$ 25.700 e US$ 40.570, a picape oferece um desempenho notável em suas diferentes configurações.
Em sua configuração mais robusta, a nova Pickup Santa Cruz é equipada com motor turbo de 2.5 litros, atingindo impressionantes 281 cavalos de potência e 28,6 kgf.m de torque, além de uma transmissão automatizada de oito velocidades e tração integral.
A pickup tem 4,97 m de comprimento, com 3 m de distância entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,69 m de altura. Essas dimensões a colocam em uma posição competitiva em relação a outras picapes líderes de mercado.
Interior e Conforto
A Hyundai já é conhecida por construir interiores diferenciados para seus carros. Na Santa Cruz, essa tradição se reflete em uma das cabines mais agradáveis entre as picapes compactas e de médio porte. Destacando-se como a pioneira em sua classe, a Santa Cruz oferece um painel de instrumentos totalmente digital, proporcionando uma experiência moderna e inovadora. A presença de uma alavanca de câmbio tradicional no console central, em contraste com opções como botões giratórios, demonstra um cuidado adicional com a ergonomia e a familiaridade para o condutor.
Disponível exclusivamente com uma cabine de quatro portas, a Santa Cruz oferece um espaço para passageiros tanto na frente quanto atrás que rivaliza com outras caminhonetes de tamanho similar. Apesar de ter uma caçamba mais curta, sua versatilidade é notável, apresentando uma tampa traseira travável e um prático compartimento de carga na caçamba, semelhante ao que é oferecido pela concorrente Honda.
Infotainment e Conectividade
A picape sai de fábrica com uma tela sensível ao toque de oito polegadas para o sistema de entretenimento. O modelo de entrada pode equipar-se com um display maior de 10,3 polegadas, já incluído como padrão nas três versões superiores. Destacam-se os gráficos nítidos e a operação suave; no entanto, consideramos equivocada a decisão da empresa de omitir controles físicos. Entre os recursos digitais, estão o carregamento sem fio de dispositivos, a conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além dos serviços Blue Link da Hyundai gratuitos por três anos.
O Blue Link proporciona aos proprietários a praticidade de realizar ações como travar e destravar as portas remotamente, além de iniciar a Santa Cruz por meio de um aplicativo, da Internet ou da assistente virtual Amazon Alexa. No interior, o sistema de áudio premium Bose eleva a experiência sonora, mas esse recurso está disponível exclusivamente no acabamento Limited.
Capacidade de Carga e Reboque
Em termos de capacidade de carga, a pickup Hyundai Santa Cruz oferece opções para diferentes necessidades. Nas versões de entrada, a picape pode rebocar até 1.580 quilos e transportar 640 quilos, com uma caçamba de capacidade volumétrica de 765 litros. Já as versões turbinadas conseguem rebocar até 2.270 quilos, mantendo as mesmas dimensões da caçamba e capacidade de carga das configurações aspiradas.
Conclusão
A Hyundai Santa Cruz, com sua reconhecida combinação de desempenho, design e capacidade, é, sem dúvida, uma picape que teria o potencial de conquistar o mercado brasileiro. Apesar dos desafios logísticos que podem estar envolvidos, acreditamos que um alinhamento estratégico entre a Hyundai e a CAOA pode superar essas barreiras, permitindo que a Santa Cruz faça sua estreia no Brasil. Com seus diversos atributos, a Santa Cruz tem potencial para competir em igualdade com as líderes do segmento.