O mercado brasileiro de carros elétricos não para de crescer. Em setembro de 2025, foram 8.023 unidades emplacadas, o que representa 4,5% das vendas totais de veículos no país. Além disso, o grande destaque é o BYD Dolphin Mini, líder absoluto entre os BEVs, que sozinho registrou mais de 3.300 unidades em agosto e já ultrapassa 20 mil vendas no ano, consolidando-se como o elétrico mais popular do Brasil.
Com esse avanço, começa a se formar um novo nicho: o dos elétricos semi-novos. Por isso, surge uma oportunidade interessante para quem quer entrar no mundo dos BEVs sem gastar tanto. Esses modelos usados já podem ser comprados por valores equivalentes a carros a combustão de entrada ou compactos, como Fiat Mobi, Renault Kwid, Hyundai HB20 ou Chevrolet Onix nas versões básicas.
Elétricos mais acessíveis e econômicos
Além do preço mais convidativo, os elétricos trazem vantagens claras no custo de uso. O gasto com energia elétrica é muito menor que o da gasolina, a eficiência é superior e o custo de manutenção tende a ser reduzido, já que o conjunto mecânico é mais simples e tem menos peças móveis.
No entanto, há um cuidado essencial antes de fechar negócio: verificar o estado da bateria. Afinal, a autonomia e o desempenho do carro dependem diretamente da saúde do conjunto de células, que pode sofrer desgaste com o tempo.
Os carros elétricos semi-novos mais baratos do Brasil
Com base em dados da tabela Fipe e de ofertas em sites como OLX e Webmotors, veja os modelos com melhor custo-benefício no mercado de usados:
1. Renault Kwid E-Tech 2023
FIPE: R$ 67.664 / Mercado: R$ 78.000
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Bateria: 26,7 kWh
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Autonomia (Inmetro): 185 km (uso real ~240 km)
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Potência: 65 cv / Torque: 11,5 kgfm
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Recarga DC: 40 min (20 %-80 %)
O Kwid E-Tech é hoje o elétrico mais barato do Brasil. Compacto, prático e voltado ao uso urbano, vem de série com seis airbags, sensor de ré e multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Mesmo assim, o preço está acima da Fipe, mostrando alta procura no mercado.
2. JAC e-JS1 2022
FIPE: R$ 77.007 / Mercado: R$ 75.900
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Bateria: 30,2 kWh
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Autonomia (Inmetro): 161 km (uso real ~280 km)
Antes da chegada do Dolphin Mini, o e-JS1 era o queridinho dos motoristas de aplicativo. Além disso, o acabamento é superior ao do Kwid e o conforto é melhor, com autonomia real acima dos 250 km em uso urbano.
3. JAC iEV20 2020
FIPE: R$ 84.849 / Mercado: R$ 74.000
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Bateria: 40 kWh
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Autonomia (WLTP): 320 km
Mais antigo, mas ainda competitivo, o iEV20 oferecia boa autonomia para a época. Portanto, embora raro no mercado, pode ser uma alternativa interessante para quem busca alcance maior a um preço acessível.
4. CAOA Chery iCar 2022
FIPE: R$ 85.667 / Mercado: R$ 77.900
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Bateria: 30,3 kWh
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Autonomia (Inmetro): 197 km
Conhecido na China como Little Ant, o iCar chama atenção pelo visual moderno, interior bem resolvido e bom pacote de equipamentos. Assim, é ideal para o uso diário e tem valores estáveis no mercado de usados.
5. BYD Dolphin Mini 2024
FIPE: R$ 101.125 / Mercado: R$ 104.990
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Bateria: 38,8 kWh (Blade LFP)
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Autonomia (Inmetro): 280 km
Líder de vendas entre os elétricos, o Dolphin Mini se destaca por espaço interno, conforto e eficiência. Mesmo assim, mantém bom valor de revenda, reforçando sua popularidade no país.
6. Renault ZOE Intense 2022
FIPE: R$ 123.574 / Mercado: R$ 115.000
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Bateria: 52 kWh
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Autonomia (Inmetro): 254 km (WLTP: 385 km)
Um dos veteranos do segmento, o ZOE se posiciona como o elétrico compacto mais refinado da lista. Tem desempenho superior e autonomia que pode passar de 350 km na cidade. Por isso, é uma opção equilibrada entre conforto e eficiência.
Tabela comparativa
Modelo | FIPE (R$) | Mercado (R$) | Autonomia (Inmetro) | Bateria (kWh) |
---|---|---|---|---|
Renault Kwid E-Tech 2023 | 67.664 | 78.000 | 185 km | 26,7 |
JAC e-JS1 2022 | 77.007 | 75.900 | 161 km | 30,2 |
JAC iEV20 2020 | 84.849 | 74.000 | 320 km* | 40 |
CAOA Chery iCar 2022 | 85.667 | 77.900 | 197 km | 30,3 |
BYD Dolphin Mini 2024 | 101.125 | 104.990 | 280 km | 38,8 |
Renault ZOE Intense 2022 | 123.574 | 115.000 | 254 km | 52 |
*Autonomia medida pelo padrão WLTP.
Os carros elétricos semi-novos já são uma alternativa real para quem quer economizar e entrar no universo da mobilidade elétrica. Além disso, com preços equivalentes a compactos a combustão, boa eficiência e manutenção simples, o segmento começa a atrair novos compradores. No entanto, é importante fazer uma avaliação detalhada da bateria e dos sistemas eletrônicos antes da compra. Dessa forma, o consumidor garante que o investimento em um BEV usado será seguro e vantajoso a longo prazo.