Preço de Kwid? Carros elétricos usados no Brasil a partir de R$ 78 mil

O mercado brasileiro de carros elétricos não para de crescer. Em setembro de 2025, foram 8.023 unidades emplacadas, o que representa 4,5% das vendas totais de veículos no país. Além disso, o grande destaque é o BYD Dolphin Mini, líder absoluto entre os BEVs, que sozinho registrou mais de 3.300 unidades em agosto e já ultrapassa 20 mil vendas no ano, consolidando-se como o elétrico mais popular do Brasil.

Com esse avanço, começa a se formar um novo nicho: o dos elétricos semi-novos. Por isso, surge uma oportunidade interessante para quem quer entrar no mundo dos BEVs sem gastar tanto. Esses modelos usados já podem ser comprados por valores equivalentes a carros a combustão de entrada ou compactos, como Fiat Mobi, Renault Kwid, Hyundai HB20 ou Chevrolet Onix nas versões básicas.

Elétricos mais acessíveis e econômicos

Além do preço mais convidativo, os elétricos trazem vantagens claras no custo de uso. O gasto com energia elétrica é muito menor que o da gasolina, a eficiência é superior e o custo de manutenção tende a ser reduzido, já que o conjunto mecânico é mais simples e tem menos peças móveis.

No entanto, há um cuidado essencial antes de fechar negócio: verificar o estado da bateria. Afinal, a autonomia e o desempenho do carro dependem diretamente da saúde do conjunto de células, que pode sofrer desgaste com o tempo.

Os carros elétricos semi-novos mais baratos do Brasil

Com base em dados da tabela Fipe e de ofertas em sites como OLX e Webmotors, veja os modelos com melhor custo-benefício no mercado de usados:

1. Renault Kwid E-Tech 2023

FIPE: R$ 67.664 / Mercado: R$ 78.000

  • Bateria: 26,7 kWh

  • Autonomia (Inmetro): 185 km (uso real ~240 km)

  • Potência: 65 cv / Torque: 11,5 kgfm

  • Recarga DC: 40 min (20 %-80 %)

O Kwid E-Tech é hoje o elétrico mais barato do Brasil. Compacto, prático e voltado ao uso urbano, vem de série com seis airbags, sensor de ré e multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Mesmo assim, o preço está acima da Fipe, mostrando alta procura no mercado.

2. JAC e-JS1 2022

FIPE: R$ 77.007 / Mercado: R$ 75.900

  • Bateria: 30,2 kWh

  • Autonomia (Inmetro): 161 km (uso real ~280 km)

Antes da chegada do Dolphin Mini, o e-JS1 era o queridinho dos motoristas de aplicativo. Além disso, o acabamento é superior ao do Kwid e o conforto é melhor, com autonomia real acima dos 250 km em uso urbano.

3. JAC iEV20 2020

FIPE: R$ 84.849 / Mercado: R$ 74.000

  • Bateria: 40 kWh

  • Autonomia (WLTP): 320 km

Mais antigo, mas ainda competitivo, o iEV20 oferecia boa autonomia para a época. Portanto, embora raro no mercado, pode ser uma alternativa interessante para quem busca alcance maior a um preço acessível.

4. CAOA Chery iCar 2022

FIPE: R$ 85.667 / Mercado: R$ 77.900

  • Bateria: 30,3 kWh

  • Autonomia (Inmetro): 197 km

Conhecido na China como Little Ant, o iCar chama atenção pelo visual moderno, interior bem resolvido e bom pacote de equipamentos. Assim, é ideal para o uso diário e tem valores estáveis no mercado de usados.

5. BYD Dolphin Mini 2024

FIPE: R$ 101.125 / Mercado: R$ 104.990

  • Bateria: 38,8 kWh (Blade LFP)

  • Autonomia (Inmetro): 280 km

Líder de vendas entre os elétricos, o Dolphin Mini se destaca por espaço interno, conforto e eficiência. Mesmo assim, mantém bom valor de revenda, reforçando sua popularidade no país.

6. Renault ZOE Intense 2022

FIPE: R$ 123.574 / Mercado: R$ 115.000

  • Bateria: 52 kWh

  • Autonomia (Inmetro): 254 km (WLTP: 385 km)

Um dos veteranos do segmento, o ZOE se posiciona como o elétrico compacto mais refinado da lista. Tem desempenho superior e autonomia que pode passar de 350 km na cidade. Por isso, é uma opção equilibrada entre conforto e eficiência.

Tabela comparativa

Modelo FIPE (R$) Mercado (R$) Autonomia (Inmetro) Bateria (kWh)
Renault Kwid E-Tech 2023 67.664 78.000 185 km 26,7
JAC e-JS1 2022 77.007 75.900 161 km 30,2
JAC iEV20 2020 84.849 74.000 320 km* 40
CAOA Chery iCar 2022 85.667 77.900 197 km 30,3
BYD Dolphin Mini 2024 101.125 104.990 280 km 38,8
Renault ZOE Intense 2022 123.574 115.000 254 km 52

*Autonomia medida pelo padrão WLTP.

Os carros elétricos semi-novos já são uma alternativa real para quem quer economizar e entrar no universo da mobilidade elétrica. Além disso, com preços equivalentes a compactos a combustão, boa eficiência e manutenção simples, o segmento começa a atrair novos compradores. No entanto, é importante fazer uma avaliação detalhada da bateria e dos sistemas eletrônicos antes da compra. Dessa forma, o consumidor garante que o investimento em um BEV usado será seguro e vantajoso a longo prazo.

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