Preço do Toyota Yaris Cross é salgado, mas IPVA devolve R$ 21 mil

A Toyota apresentou o Yaris Cross no Salão do Automóvel 2025 como o “primeiro SUV compacto híbrido flex” do país. A novidade empolgou, mas o preço inicial de R$ 161 mil gerou surpresa. A diferença em relação aos principais concorrentes é grande, porém uma regra fiscal válida no estado de São Paulo pode transformar essa conta e até compensar todo o valor extra.

Toyota Yaris Cross / Foto: Toyota

Preços e versões

O modelo chegou em pré-venda com valores acima da média do segmento. Enquanto Honda WR-V e VW T-Cross começam em faixas bem mais baixas, a Toyota optou por uma tabela premium.

Quanto custa o Yaris Cross

  • XRE 1.5 (combustão) R$ 161.390

  • XRE Hybrid R$ 172.390

  • XRX Hybrid (topo) R$ 189.990

Além da proposta híbrida flex, o SUV entrega eficiência bem acima da média. A marca promete médias de até 18 km/l, graças ao conjunto de 111 cv combinados.

O impacto do incentivo fiscal em São Paulo

Para quem mora no estado de São Paulo, a matemática muda. A legislação estadual prevê isenção ou restituição parcial de IPVA para veículos híbridos e elétricos, dentro de critérios específicos.

Na prática, isso reduz muito o custo anual do SUV.

Como essa conta funciona

  • O IPVA em SP é de 4%

  • Na versão XRE Hybrid (R$ 172 mil), a isenção representa algo próximo de R$ 7 mil ao ano

  • Como o brasileiro costuma ficar cerca de três anos com um veículo zero, a economia chega a aproximadamente R$ 21 mil

Esse valor praticamente cobre a diferença de preço entre o Toyota e rivais que não recebem benefício fiscal e pagam IPVA integral. Na prática, o motorista pode sentir como se estivesse recebendo um “reembolso” do valor pago acima.

Pós-venda competitivo

Outro ponto que favorece o modelo é o custo de manutenção. A Toyota definiu a revisão anual em R$ 549, o menor valor entre os principais concorrentes. Para comparação direta, o Honda WR-V tem média de R$ 608, enquanto o VW T-Cross custa por volta de R$ 790.

Toyota Yaris Cross / Foto: Toyota

Pacote de segurança completo

A Toyota também não reduziu equipamentos. Desde a versão mais barata, o SUV já traz 6 airbags e tecnologias semiautônomas.

Itens de segurança de fábrica

  • Piloto automático adaptativo

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de mudança de faixa

  • Farol alto automático

Enquanto isso, modelos como o T-Cross só oferecem esse nível de assistência em configurações mais caras.

Desse modo, o Toyota Yaris Cross chegou ao Brasil com uma estratégia ousada de preço. Em valores absolutos, ele está distante dos principais rivais, porém sua eficiência, o pacote de segurança, o custo de manutenção e principalmente o benefício fiscal em São Paulo tornam o cenário bem mais favorável.

Toyota Yaris Cross / Foto: Toyota

Portanto, para quem mora no estado, a conta fecha de um jeito completamente diferente. Em três anos, a economia com IPVA pode compensar quase todo o valor extra cobrado na compra. A decisão final depende do perfil de uso e da região onde o motorista vive. A economia faz sentido para você ou o Honda WR-V ainda entrega mais por menos?

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