Os carros de entrada, muito populares há alguns anos, estão cada vez mais raros nas concessionárias brasileiras. A tendência do mercado mudou. Hoje, boa parte do público busca veículos mais completos, indo além do tradicional combo de ar-condicionado, direção e trio elétrico. Porém, o problema é que essa evolução veio acompanhada de preços mais altos.

Atualmente, não existe mais nenhum zero km abaixo de R$ 78.690 no preço de tabela. Ainda assim, é possível encontrar opções relativamente acessíveis. Para isso, reunimos os cinco carros mais baratos do Brasil em dezembro de 2025, considerando sempre as versões mais em conta e os preços oficiais das montadoras. Modelos voltados ao público PcD ou valores promocionais, como os do programa Carro Sustentável, ficaram de fora.
Abaixo, a lista completa.
5º lugar – Volkswagen Polo
Preço: R$ 93.660 a R$ 134.490
Mesmo mais caro que no passado, o Polo segue como uma das portas de entrada da Volkswagen. As versões iniciais usam motor 1.0 flex de 84 cv, com câmbio manual de cinco marchas. Acima, há a opção 1.0 turbo de 116 cv com transmissão automática, voltada ao consumidor que busca mais desempenho.
O modelo soma 102.857 unidades vendidas em 2025 até outubro, o que mostra sua boa aceitação mesmo em faixas de preço mais altas.
4º lugar – Fiat Argo
Preço: R$ 92.990 a R$ 108.990
O Argo é hoje um dos compactos mais tradicionais da Fiat. As versões de entrada trazem motor 1.0 flex de 75 cv, enquanto as opções mais caras utilizam o 1.3 flex de 107 cv, sempre com câmbio manual ou CVT, dependendo da configuração.
De janeiro a outubro de 2025, foram 83.991 unidades registradas, mantendo o hatch entre os modelos mais vendidos do país.
3º lugar – Citroën C3
Preço: R$ 82.990 a R$ 106.990
A Citroën aposta em uma proposta simples e prática para o C3, que segue com motor 1.0 de 75 cv nas versões mais baratas. Há ainda a opção 1.0 turbo de 130 cv, que o coloca entre os hatchs mais potentes da categoria.
Mesmo com preços competitivos, soma 10.590 unidades vendidas em 2025 até outubro, volume mais discreto que o dos rivais, mas suficiente para manter sua presença no segmento.
2º lugar – Fiat Mobi
Preço: R$ 81.060 a R$ 83.490
Um dos últimos sobreviventes da categoria de subcompactos, o Mobi continua atraindo consumidores que priorizam economia e tamanho reduzido. Ele usa o motor 1.0 flex de 75 cv com câmbio manual de cinco marchas.
Até outubro, o modelo acumulou 59.392 unidades vendidas, mostrando que segue firme mesmo com poucas atualizações ao longo do tempo.
1º lugar – Renault Kwid
Preço: R$ 78.690 a R$ 85.290
O Kwid é hoje o carro zero km mais barato do Brasil. A versão básica parte de R$ 78.690, posicionando-se como a única opção abaixo dos R$ 80 mil. Ele utiliza motor 1.0 flex de 71 cv e câmbio manual.
De janeiro a outubro de 2025, o Kwid registrou 45.884 vendas, mantendo sua força entre quem busca algo simples e acessível.
Tabela resumida
| Carro | Preço mínimo | Preço máximo |
|---|---|---|
| Renault Kwid | R$ 78.690 | R$ 85.290 |
| Fiat Mobi | R$ 81.060 | R$ 83.490 |
| Citroën C3 | R$ 82.990 | R$ 106.990 |
| Fiat Argo | R$ 92.990 | R$ 108.990 |
| Volkswagen Polo | R$ 93.690 | R$ 134.490 |
Desse modo, o mercado brasileiro mudou rápido. Os preços subiram, os carros ficaram mais equipados e o segmento de entrada praticamente desapareceu. Ainda assim, modelos como Kwid, Mobi e C3 seguem atraindo quem precisa de algo acessível para o dia a dia. Já Argo e Polo entram na lista como alternativas um pouco mais caras, mas ainda competitivas dentro da nova realidade do país.
Sendo assim, mesmo com poucas opções realmente baratas, a variedade de versões, motores e equipamentos ajuda o consumidor a encontrar um modelo que caiba no orçamento – mesmo que isso custe um pouco mais do que há alguns anos.