O segmento de SUVs médios vive uma virada interessante no fim de 2025. Depois de anos dominado pelo Toyota Corolla Cross, o Jeep Compass passou a ganhar terreno e pode fechar o ano como o novo líder da categoria no Brasil. Além disso, o ritmo de crescimento do Jeep mostra que a disputa deve seguir intensa até o último dia de dezembro.

Segundo dados preliminares da Fenabrave até o dia 27 de novembro, o Compass acumulou 5.158 unidades emplacadas no mês, enquanto o Corolla Cross somou apenas 1.244 unidades. Por isso, o cenário atual evidencia uma diferença expressiva entre os dois.
Novembro reforça o bom momento do Compass
Se os números forem confirmados, novembro será o segundo mês seguido em que o Compass supera o rival direto. Em outubro, o modelo da Jeep já havia registrado seu melhor resultado no ano, com 6.257 unidades vendidas, contra 3.609 do Toyota. No entanto, a boa fase do Compass não acontece por acaso, já que o mercado vem respondendo bem ao pacote de equipamentos e à estratégia comercial adotada pela marca.
Dessa forma, o Compass aparece como forte candidato ao título de SUV médio mais vendido de 2025. Enquanto isso, o Corolla Cross tenta recuperar ritmo após meses de instabilidade na produção.
Como está o ranking de novembro até agora
Veja os SUVs médios mais vendidos até o dia 27, ainda com dados parciais:
-
Jeep Compass — 5.158 unidades
-
Caoa Chery Tiggo 7 — 3.695
-
BYD Song — 3.095
-
GWM Haval H6 — 2.560
-
Toyota Corolla Cross — 1.244
A liderança do Compass em novembro não deixa dúvida sobre o bom momento da Jeep. Por outro lado, o Toyota aparece apenas na quinta posição, algo raro até pouco tempo atrás.
Acumulado do ano também está apertando
Mesmo com a queda recente, o Corolla Cross segue na liderança do acumulado de 2025 graças ao forte desempenho entre janeiro e setembro. Até o dia 27 de novembro, são 56.825 unidades emplacadas.
O Compass vem logo atrás com 53.885 unidades, diferença de apenas 2.940 veículos. Além disso, o Jeep está reduzindo essa distância mês a mês. Por isso, uma virada em dezembro se tornou totalmente possível.
Ranking anual parcial:
-
Toyota Corolla Cross — 56.825 unidades
-
Jeep Compass — 53.885
-
BYD Song — 33.428
-
Caoa Chery Tiggo 7 — 33.130
-
GWM Haval H6 — 27.931
Queda do Corolla Cross tem explicação
A queda do Toyota já era esperada no mercado. Em setembro, um evento climático destruiu grande parte da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz. Com isso, as unidades de Sorocaba e Indaiatuba — responsáveis por Corolla Cross e Corolla — foram paralisadas.
As operações só voltaram em novembro, e mesmo assim apenas para as versões híbridas equipadas com motores importados do Japão. Além disso, a normalização completa só deve ocorrer entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 2026. Dessa forma, a queda nos emplacamentos reflete uma limitação de produção, e não necessariamente uma perda de interesse do consumidor.
O Compass vive seu melhor momento em 2025 e aproveita cada oportunidade para reduzir a distância para o rival. O Corolla Cross, por outro lado, ainda enfrenta os impactos da paralisação causada pelo incidente na fábrica. Por isso, a disputa pela liderança dos SUVs médios ficou totalmente aberta.
Se dezembro repetir o cenário dos últimos meses, o SUV da Jeep tem chances reais de fechar 2025 como o mais vendido da categoria no Brasil. Por fim, os números finais da Fenabrave devem confirmar qual caminho essa disputa vai seguir.