Os dados mais recentes da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que os carros plug-in são os queridinhos do público nacional. De janeiro a outubro de 2025, 81,6% dos eletrificados vendidos no país foram modelos com recarga externa — sejam eles 100% elétricos (BEV) ou híbridos plug-in (PHEV).

No total, foram 138.088 veículos plug-in, de um universo de 168.798 eletrificados leves comercializados no período. O avanço é expressivo: em 2024, a participação era de 71%. Em apenas um ano, o crescimento foi de 10,6%, mostrando que o brasileiro está cada vez mais confiante para adotar a mobilidade elétrica.
Rede elétrica em expansão impulsiona o crescimento
Um dos grandes responsáveis por esse salto é a infraestrutura de recarga. O país passou de cerca de 350 pontos em 2020 para 16.880 estações públicas e semipúblicas em agosto de 2025, segundo levantamento da Tupi Mobilidade/ABVE Data.
Essa rede crescente dá mais segurança aos motoristas e amplia o uso dos elétricos para viagens intermunicipais e interestaduais, o que antes era mais limitado. Com isso, os condutores passaram a enxergar o carro elétrico como uma opção viável também fora das cidades. Portanto, a expansão da rede foi essencial para aumentar a confiança e acelerar o crescimento do setor.
Variedade de modelos aumenta a competitividade
Além da infraestrutura, a diversificação da oferta também ajudou o mercado a acelerar. Hoje, há modelos elétricos e híbridos para diferentes perfis e orçamentos, desde compactos urbanos até SUVs de luxo.
Dessa forma, o consumidor encontra opções mais adequadas às suas necessidades, enquanto as marcas competem em tecnologia, eficiência e conectividade. Como resultado, o padrão de qualidade do mercado brasileiro subiu e o interesse pelos eletrificados segue em alta.
Outubro manteve o ritmo forte
O mês de outubro de 2025 confirmou essa tendência de alta. Foram 21.369 eletrificados emplacados, praticamente o mesmo volume de setembro (20.342), mas 33% acima do registrado em outubro de 2024.
Por outro lado, o mercado de combustão tradicional não acompanhou o mesmo ritmo, o que reforça a mudança de perfil do comprador. A participação dos eletrificados chegou a 8,6% das vendas de veículos leves, contra 6,4% um ano antes. Ou seja, o consumidor está cada vez mais aberto à ideia de substituir o tanque pela tomada.
Plug-ins seguem na liderança
Entre todos os eletrificados, os plug-in dominaram com 81,7% das vendas em outubro, o equivalente a 17.444 unidades.
Dentro desse grupo, os PHEV ficaram com 44,3% (9.458 unidades) e os BEV 100% elétricos com 37,4% (7.986 unidades).
Os híbridos plug-in continuam em alta, com crescimento de 15,4% em relação a setembro e 58,7% sobre outubro de 2024. Enquanto isso, os BEV tiveram uma leve queda mensal de 2,2%, mas ainda exibem uma alta anual de 30,7%.
Já os híbridos não plug-in (HEV e HEV Flex) representaram 18,3% do total, com 3.925 unidades vendidas.
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HEV: 2.166 unidades (+2,1% sobre setembro / +55,7% no ano)
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HEV Flex: 1.759 unidades (−63% sobre setembro / +9,5% no ano)
Em resumo, mesmo com oscilações pontuais, os carros eletrificados seguem firmes na preferência dos brasileiros. Com mais infraestrutura, maior variedade de modelos e consumidores abertos à mudança, o Brasil confirma uma tendência clara: a mobilidade elétrica chegou para ficar.
No entanto, o destaque vai mesmo para os plug-in, que conquistaram o primeiro lugar nas vendas e na preferência dos motoristas. Dessa forma, a tomada começa a substituir o posto de combustível — e o brasileiro está definitivamente plugado nesse novo caminho.