Após lançar a nova geração da L-200 Triton, atualmente em fase de testes no país, a Mitsubishi deve se preparar para trazer o aguardado Xforce, um SUV compacto destinado a assumir o papel de sucessor do ASX no mercado brasileiro.
O XForce 2024, lançado globalmente no ano passado, é um SUV compacto esportivo com um design elegante e fluído, harmonizando sofisticação e presença marcante de maneira equilibrada. Já disponível nas regiões sul e sudeste da Ásia, em breve, o veículo está programado para chegar ao mercado nacional.
Design
O Mitsubishi XForce é a personificação da filosofia de design “Poderosa & Inteligente” da Mitsubishi Motors. Este SUV compacto esportivo apresenta um estilo elegante e suave que se destaca, começando pelo icônico emblema de três diamantes na frente e se estendendo por toda a carroceria. Os faróis em forma de T não apenas aprimoram a estética, mas também garantem uma identificação única nas estradas, proporcionando segurança ao motorista.
Com linhas curvas e arestas bem distribuídas, o XForce cria uma aparência forte e atraente, mantendo ao mesmo tempo a suavidade e robustez. Seu tamanho compacto não compromete a facilidade de movimentação nas áreas urbanas, oferecendo flexibilidade aos motoristas modernos.
Desempenho
No cerne do XForce, encontra-se um motor a gasolina de 1.5 litros, capaz de proporcionar 106 cv de potência e 14,3 mkgf de torque. O câmbio automático do tipo CVT oferece quatro modos de condução adaptados às diversas necessidades do público, incluindo modos específicos como o Wet, projetado para enfrentar situações de alagamento. Além disso, o modelo apresenta vetorização eletrônica de torque entre as rodas dianteiras, tração 4×2 e quatro modos de condução, proporcionando uma experiência de condução versátil e ajustável às preferências do condutor.
Interior
O moderno interior do XForce é bastante atraente. A tela de toque de 12,3 polegadas, integrada ao painel de instrumentos de 8 polegadas, cria uma experiência visual interessante. A transição suave entre as tecnologias de ponta e o design elegante é evidente. Com revestimento de couro nos bancos e tecido claro no painel, a cabine oferece um ambiente acolhedor e elegante, unindo sofisticação e conforto de forma harmoniosa.
A conectividade é outro destaque, sendo aprimorada com carregador sem fio, portas USB tipo A e C. O espaço para armazenamento é generoso, proporcionando praticidade ao usuário. Além disso, um toque de inovação é adicionado com um “refrigerador” exclusivo, que utiliza o sistema de ar-condicionado para refrigerar bebidas, elevando a experiência a um patamar ainda mais premium. Assim, cada detalhe cuidadosamente integrado no XForce contribui para uma jornada automotiva diferenciada.
Conforto e segurança
Os assentos elevados e ergonomicamente projetados do XForce proporcionam ao motorista uma visão ideal, garantindo conforto e uma visibilidade aprimorada nas ruas movimentadas. A versatilidade é evidente nos assentos traseiros, ajustáveis e espaçosos, que não apenas asseguram o conforto dos passageiros, mas também oferecem a flexibilidade necessária para o transporte de cargas ou objetos volumosos.
Quanto aos equipamentos, destacam-se o ar-condicionado automático de duas zonas, o carregamento sem fio para smartphones, um sistema de áudio com assinatura da Yamaha, 6 airbags, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo, sistemas de aviso de colisão frontal, monitoramento de ponto cego e comutação automática de faróis, entre outras funcionalidades. Esses recursos aprimoram não apenas o conforto, mas também a segurança e a conveniência durante a condução.
Dimensões
No que diz respeito às suas dimensões, o mais recente SUV destaca-se de forma positiva dentro de sua categoria. Apresenta 4390 mm de comprimento, 1810 mm de largura e 1660 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2650 mm. É interessante observar que essas medidas permanecem inalteradas em relação à geração anterior do ASX. Por sua vez, este foi recentemente reintroduzido na Europa, baseando-se no Renault Captur, onde a única modificação da marca ocorreu nos emblemas.
Conclusão
O Mitsubishi XForce 2024 é um carro de grande potencial com design e funcionalidade prática. O XForce promete travar uma interessante disputa no segmento de SUVs compactos. Esperamos que a Mitsubishi anuncie logo a data de sua chegada, pois será interessante para o consumidor nacional ter mais essa boa opção no mercado.
Bonito ele é. Mas com esse motorzinho de geladeira não vai convencer o público brasileiro. Um nissan kicks com motor 1.6 com 10 CV a mais já vende pouco por esse mesmo motivo. Com um powertrain tão fraco, câmbio cvt e espaço interno modesto ( os 2650 mm de entre-eixos não é grande coisa, mas deve estar na média, restando descobrir o peso e a capacidade do porta malas), e considerando ainda que um mitsubishi sempre foi uma marca posicionada mais a cima, com status e preços de Premium, eu confesso não entender em qual nicho a empresa está apostando.
14,3 de torque? Não vai vender nada.Acorda Mit.
106cv???
Decepção copiaram o Creta na cara dura kkkkkk. Fracos!
X-Force sugere tipo “Extra forte”. Sou fã da MIT mas sugere que pagará o mesmo mico do VELOSTER… No mínimo o 1.5 turbo do Eclipse que já não vende essa coisa toda.
Quem gosta e entende um pouco de carro sabe que o sucessor do ASX não é o X-Force. E sim, o novo ASX, baseado integralmente na nova geração do Renault Captur, marca com quem a Mitsubishi mantém aliança comercial (junto à Renault). O X-Force é um produto inferior ao ASX e poderá atender uma demanda dos veículos de entrada da marca no Brasil. Contudo, mesmo que seja lançado ou fabricado no Brasil, o X-Force terá outro público alvo, completamente diferente do ASX, seja por seu conjunto mecânico ou estilo, já que é um carro muito mais simples.
A Renault acabou os mit japoneses, motor de dentista e a confiabilidade de ASX será que vem com motor Renaut de Duster? Acho que esqueceram o turbo também… Decepção…
Mitsubishi com 106 cavalos (mais 1 que compra) é piada. Tenho uma ASX 18, simples, robusta e quase 170 cv no álcool. Nunca tive que fazer absolutamente nada além de óleo, bateria, freio e pneu (o básico do básico). Esse MIT Nutella não faz jus à marca.
Porque será que todos os carros dessa montadora tem a traseira parecendo carro de funerária?