O Puma GTE foi um autêntico clássico esportivo nacional fabricado pela Puma Veículos. No mundo automobilístico, existem histórias que transcendem o metal e o asfalto, tornando-se verdadeiras epopeias sobre rodas. O clássico Puma GTE 1600 de 1975, destaque do nosso artigo, é um desses ícones, uma máquina que iniciou sua jornada em São Paulo, Brasil, e trilhou uma trajetória épica até os Estados Unidos em um contêiner para reescrever a sua própria história.
Fabricado com uma carroceria de fibra de vidro e mecânica Volkswagen boxer durante a década de 1970 e 1980, o Puma GTE brasileiro teve sua origem no Puma GT. A inclusão da letra “E” em sua nomenclatura representa “exportação” ou “Europa”. O esportivo genuinamente nacional foi o de maior produção da Puma Veículos, alcançando a marca impressionante de 8.705 unidades fabricadas.
Aquisição e Importação
Esse magnifico exemplar do Puma GTE 1600 foi adquirido em São Paulo em 2016 e trilhou um longo caminho dentro de um container até ganhar um novo lar nos Estados Unidos. Sua carroceria, pintada em um vibrante amarelo, destaca-se, e o interior em vinil preto proporciona um contraste elegante. Equipado com um motor flat-four de 1.600 cc e uma transmissão manual de quatro marchas, este veículo é uma verdadeira peça de coleção.
Renovações e Manutenções
Ao longo dos últimos dois anos, o Puma GTE passou por cuidados meticulosos. Novas velas, pontos, filtros e uma bateria foram instalados, garantindo não apenas o desempenho, mas também a confiabilidade do veículo. O filho do proprietário atual, mantém registros detalhados de serviços desde 2016, evidenciando o compromisso com a integridade mecânica do carro.
Detalhes Estéticos
O amarelo vibrante da carroceria é acentuado por detalhes como as rodas de cinco raios de 14 polegadas, envolvidas em pneus Fate AR-300. No entanto, a jornada épica do Puma também deixou suas marcas visíveis. Rachaduras na pintura do teto e uma pequena imperfeição no suporte do farol do lado do motorista são testemunhas do tempo e das estradas percorridas.
Interior
O interior é um convite ao estilo clássico, com bancos de vinil preto, encostos de cabeça integrados e um volante de três raios com um distintivo botão de buzina da Puma. Os detalhes se estendem à instrumentação, incluindo um velocímetro de 220 km/h, um tacômetro com limite de rotação de 5.000 rpm e um hodômetro de cinco dígitos, que indica pouco mais de 3.000 quilômetros. Um testemunho do zelo do proprietário, com menos de 100 quilômetros adicionados durante sua posse.
Desafios Superados
Como em toda jornada épica, o Puma GTE 1600 não escapou de desafios. O colecionador proprietário destaca um consumo de bateria no sistema elétrico, um lembrete das batalhas travadas nas estradas pelo belo carro de quase 5 décadas. No entanto, esses desafios apenas adicionam à rica narrativa deste veículo, uma máquina que supera obstáculos, mantendo-se firme em sua busca pelo horizonte.
Carros Brasileiros que fazem sucesso no mundo
Além de praticamente todos os modelos da consagrada linha Puma, outros carros brasileiros notáveis, como a icônica Volkswagen Kombi Corujinha, o estiloso Volkswagen SP2, o lendário Willys Interlagos e o sofisticado Volkswagen Karmann Ghia, têm conquistado cada vez mais admiradores no exterior.
Esses veículos, representativos da rica história automobilística nacional, despertam interesse pelo seu design único e pelo charme nostálgico que carregam. Ao atravessarem fronteiras, esses exemplares automotivos brasileiros transcendem as barreiras geográficas, transformando-se em verdadeiros objetos de desejo internacional que chegam a custar verdadeiras fortunas.
Conclusão
O Puma GTE 1600 de 1975, assim como os demais carros produzidos pela Puma Veículos fazem parte de um época de ouro da indústria automotiva nacional. Seus detalhes estéticos e desafios mecânicos são marcas de uma jornada que o tornam não apenas um simples veículo brasileiro em terras americanas, mas um testemunho do tempo e das histórias que viveu.