Volkswagen 1600L nacional desfila pelas estradas da Flórida

0

O mundo dos carros clássicos está repleto de histórias fascinantes e modelos que se destacam, e o Volkswagen 1600L de 1969 é certamente uma dessas joias automobilísticas. Este sedã de quatro portas brasileiro, conquistou corações nos Estados Unidos.

Volkswagen 1600L / Foto: Classe Antigos
Volkswagen 1600L / Foto: Classe Antigos

Um Vislumbre do Estilo Único

Com um acabamento em azul deslumbrante e interior preto, o 1600L de 1969 é uma verdadeira obra de arte sobre rodas. Ademais, seus detalhes cuidadosamente personalizados fazem dele um exemplar único no cenário automobilístico.

1600L 1969 / Foto: Classe Antigos

Características Personalizadas

Dentre as modificações feitas, destacam-se a suspensão rebaixada, as elegantes rodas de 15″, molduras cromadas laterais e nos arcos das rodas, persianas na janela traseira e uma alavanca de câmbio sob medida. Além disso, cada ajuste contribui para a singularidade e apelo visual desse veículo clássico.

1600L 1969 / Foto: Classe Antigos

Elegância nas Estradas da Flórida

Nos Estados Unidos, especialmente no ensolarado estado da Flórida, esse Volkswagen 1600L que deixou o Brasil em 2021 dentro de um container, conquistou seu título limpo e passou por todas as vistorias necessárias. Assim, desfilando com orgulho pelas estradas, esse exemplar é cobiçado por entusiastas e colecionadores.

Interior do 1600L 1969 / Foto: Classe Antigos

Detalhes que Encantam

Externamente, para-choques e molduras cromadas, saída de escape polida e espelhos laterais duplos adicionam um toque de classe. Além disso, as rodas personalizadas de 15″ com pneus 185/65 Roadking Argos Touring garantem uma presença imponente, enquanto o pneu reserva no porta-malas adiciona uma pitada de precaução.

Volkswagen 1600L / Foto: Classe Antigos

Interior Personalizado

Adentrando o veículo, somos recebidos por bancos dianteiros individuais e um banco traseiro revestido em vinil preto. Além disso, a alavanca de câmbio personalizada e outros acessórios, como a cesta de arame com porta-copos, demonstram um cuidado meticuloso na personalização do interior.

Volkswagen 1600L / Foto: Classe Antigos

Motorização e Dimensões

O VW 1600L, com suas medidas cuidadosamente projetadas, apresenta 4.225 mm de comprimento, 2.400 mm de entre-eixos, 1.605 mm de largura e 1.475 mm de altura. Além disso, proporciona uma presença marcante e equilibrada. Com um peso de 800 kg, este veículo clássico incorpora um motor Boxer refrigerado a ar de alta eficiência.

Volkswagen 1600L / Foto: Classe Antigos

O motor 1,6 litro, desempenhando com maestria, oferece 60 cv a 4.600 rpm; assim, impulsiona o veículo a uma velocidade máxima de 135 km/h. Sua economia de combustível é notável, com uma média de 11 quilômetros por litro. Essa combinação de potência e eficiência resulta em uma experiência de condução envolvente e econômica.

O VW 1600L não apenas se destaca pelo desempenho, mas também pela sua estética. Disponível no ano de lançamento em cores elegantes como Azul Nápoles, Vermelho Cereja, Branco Lotus, Verde Pinheiro e Bege Gobi, este carro é uma expressão de estilo e sofisticação.

Volkswagen 1600L / Foto: Classe Antigos

Uma Relíquia com História Brasileira

O Volkswagen 1600L possui raízes profundamente entrelaçadas com a história automotiva brasileira, sendo introduzido no final de 1968 como parte de uma estratégia estratégica para diversificar a linha de veículos da Volkswagen no país. Conhecido carinhosamente como o “carro do Zé do Caixão”, quase conquistou o coração dos brasileiros e, recentemente, emergiu como um objeto de desejo cobiçado entre os colecionadores no norte do Continente.

A Volkswagen lançou o 1600L com o intuito de ampliar sua gama de produtos na época, indo além dos icônicos Fusca, Karmann Ghia e Kombi. Os engenheiros projetaram o 1600 meticulosamente como um veículo mais sofisticado, preservando, no entanto, a engenharia que consagrou o Fusca. Embora tenha marcado presença em diversos mercados ao redor do mundo, o veículo recebeu o nome de VW 1600 apenas no Brasil.

Esse sedã de quatro portas foi o precursor de uma família de veículos baseados no Typ 3 alemão. A produção encerrou em 1973, marcando o fim de uma era. As fábricas que produziam o antigo 1600L foram redesenhadas para novos modelos.

1600L 1969 / Foto: Classe Antigos

Conclusão

O Volkswagen 1600L de 1969 transcende a simples definição de um carro. Com suas modificações personalizadas, história rica e presença marcante, é uma obra-prima que continua a encantar entusiastas em todo o mundo apesar de não ter encantado tanto aqui no Brasil. Seja nas estradas da Flórida ou nas memórias das ruas brasileiras, este clássico da Volkswagen é uma lembrança duradoura de uma época distinta na história automotiva.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile