Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série – Um Mito Revelado

0

A série chamada “Última Série” do Volkswagen Fusca, composta por 850 unidades numeradas, encerrou em 1986 a produção do Fusca no Brasil, marcando o fim de uma era gloriosa.

No início de 1987, cinco unidades adicionais do Fusca foram produzidas a pedido do Departamento de Marketing da Volkswagen do Brasil. Destas, três foram destinadas a instituições de caridade, enquanto as duas restantes foram designadas aos diretores da empresa, consolidando assim o mito do Fusca 1987/1987.

Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série / Foto: Julio Raridades
Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série / Foto: Julio Raridades

História do Fusca no Brasil

Inicialmente introduzido em 1950, o Fusca rapidamente conquistou o coração dos brasileiros, tornando-se um símbolo de mobilidade acessível e confiável. Fabricado pela Volkswagen do Brasil, o Fusca passou por diversas fases de evolução, adaptando-se às mudanças tecnológicas e às demandas do mercado.

Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série / Foto: Julio Raridades

Sua produção no país teve seu ápice nas décadas de 1970 e 1980, culminando com a “Última Série” em 1986, que, mesmo encerrando oficialmente a produção, ganhou um capítulo secreto em 1987 com a fabricação de cinco unidades adicionais.

Essa saga do Fusca brasileiro representa não apenas a trajetória de um carro, mas uma parte intrínseca da cultura automotiva do país, sendo lembrado não apenas como um veículo, mas como um ícone que transcendeu gerações.

Detalhes Técnicos das Unidades Extras

As cinco unidades secretas, identificadas pelos chassis 00001, 00002, 00003, 00004 e 00005, foram montadas com extrema discrição, mantendo o processo envolto em segredo absoluto. Relatos de funcionários da Volkswagen sugerem que esses carros permanecem praticamente invisíveis até os dias de hoje, com muitos afirmando nunca tê-los visto pessoalmente.

Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série / Foto: Julio Raridades

A aura de mistério em torno do Fusca 1987/1987 é alimentada pela escassez de informações visuais e técnicas. Porém, de acordo com Julio Raridades, um proprietário sortudo, que adquiriu a última unidade diretamente de um dos diretores da fábrica em 1988, lança luz sobre esse enigma automotivo. Este Fusca raro possui o chassis número 00005 e ostenta uma pintura vermelho Capri com início “H”. Com apenas 2.000km quando adquirido em 1988, o carro contava com modestos 4.500km no ano de 2017.

A Exclusividade tem um Preço

Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série / Foto: Julio Raridades

Segundo Julio Raridades, o dono compartilhou uma curiosidade fascinante sobre a aquisição desta raridade. Em 1988, o Fusca 1987 foi comprado por um valor que equivalia ao preço de uma Quantum GLS zero-quilômetro da época. Entretanto, é importante destacar que essa revelação levanta questões sobre o valor percebido e a exclusividade associada a este modelo único.

Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série / Foto: Julio Raridades

Tabelas: Fusca 1987/1987 em Números

Para proporcionar uma visão mais clara sobre a exclusividade do Fusca 1987/1987, apresentamos alguns números-chave relacionados ao carro:

Rodas Nunca retiradas – VW Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série / Foto: Julio Raridades

Unidades Produzidas e suas Destinações

Chassis Destinação
00001 Instituição de Caridade
00002 Instituição de Caridade
00003 Instituição de Caridade
00004 Diretor da Volkswagen
00005 Diretor da Volkswagen (Vermelho Capri)

Quilometragem ao Longo dos Anos

Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série / Foto: Julio Raridades
Ano Quilometragem Atual
1988 2.000 km
2017 4.500 km

Conclusão: Fusca 1987/1987 – Uma Relíquia Viva

Fusca 1987: O Verdadeiro Última Série / Foto: Julio Raridades

O Fusca 1987/1987 emerge não apenas como um veículo, mas como uma relíquia viva que desafia as noções convencionais de produção automotiva. Sua existência, apesar de envolta em mistério e sigilo, adiciona camadas de fascínio à história já rica do Fusca. A decisão de produzir essas unidades adicionais, fora da série “Última Série”, demonstra o compromisso da Volkswagen em preservar a herança do Fusca.

A aquisição do último exemplar por um valor equivalente ao de um modelo contemporâneo de luxo sugere a preciosa posição que o Fusca 1987/1987 ocupa no coração dos colecionadores. Sua baixa quilometragem ao longo dos anos é testemunho não apenas da raridade do modelo, mas também da devoção do proprietário em preservar essa peça única da história automotiva brasileira.

Em resumo, o Fusca 1987/1987 transcende sua natureza como um simples veículo, representando uma ponte entre o passado e o presente, entre a tradição e a exclusividade. Este mito sobre rodas permanece como uma testemunha silenciosa de uma era automotiva encerrada, mas que continua a viver nas memórias de colecionadores e amantes de carros clássicos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile