Confirmado para o Brasil em 2025, o Haval H4, um lançamento inédito da marca pertencente à GWM (Great Wall Motors), promete ser um divisor de águas no mercado automotivo brasileiro. Com o intuito de superar concorrentes de peso como Toyota e Caoa Chery, o Haval H4 será o primeiro carro híbrido flex plug-in fabricado no Brasil, oferecendo uma combinação única de tecnologia e eficiência.
Visual e Design
Visualmente, o Haval H4 trará semelhanças marcantes com seu “irmão” maior, o Haval H6, especialmente na parte frontal. O centro de design da GWM em Baoding, na China, está desenvolvendo um visual que agrada à GWM Brasil, incorporando mudanças específicas nos conjuntos de luzes dianteiras e traseiras. Além disso, o Haval H4 contará com alterações no porta-malas para acomodar um estepe, uma exigência do mercado brasileiro que pode resultar em um ligeiro aumento no comprimento do veículo.
Eficiência e Sustentabilidade
A versão híbrida do Haval H4, que provavelmente será a escolhida para o Brasil, incluirá um pequeno motor elétrico e uma bateria autorrecarregável. Esta configuração aumentará a potência para 190 cv (140 kW) e o torque para 375 Nm. O modelo HEV (híbrido elétrico) deverá alcançar um consumo de 20 km/l de gasolina, com um alcance impressionante de até 1.100 km com um tanque cheio.
Dimensões Generosas
O SUV H4, que é inspirado no Jolion, deve ter suas dimensões próximas dos 4,47 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,62 m de altura. Ele pode ser mais familiar do que se imagina, pois utiliza a plataforma LMN, a mesma do H6. Portanto, trata-se de um veículo com características bastante conhecidas no mercado.
Preparativos e Produção
Inicialmente, a GWM planejava fabricar uma picape da marca Poer e um SUV da Tank na planta de Iracemápolis (SP). No entanto, a volta da cobrança do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos importados fez a empresa mudar os planos.
A produção em série do Haval H4 está programada para começar no segundo trimestre de 2025. Nos primeiros meses, o foco será na adaptação da fábrica, no treinamento dos funcionários e no ajuste da cadeia de logística de peças.
A GWM
A Great Wall Motors (GWM), fundada em 1984 por Wei Jianjun em Baoding, China, começou como uma pequena oficina de reparação de veículos, expandindo-se rapidamente na década de 1990 com a produção de caminhões leves e SUVs.
O lançamento do popular Deer Pickup e, posteriormente, do SUV Haval, consolidou sua posição no mercado chinês. Em 2003, a GWM tornou-se a primeira montadora privada chinesa a ser listada na Bolsa de Valores de Hong Kong. Na década seguinte, expandiu sua presença global, exportando veículos para mais de 100 países.
Nos últimos anos, a GWM tem focado em tecnologias avançadas e sustentabilidade, com a estratégia “GWM 2025”. O objetivo é transformar a empresa em líder global em mobilidade sustentável. Com marcas como Haval, Wey, ORA e GWM Pickup, a empresa investe em veículos elétricos e híbridos, destacando-se modelos como o ORA Good Cat e o Haval H6 HEV. A aquisição da fábrica da Mercedes-Benz no Brasil e o investimento em condução autônoma e conectividade reforçam a trajetória da GWM. Atualmente no Brasil, a GWM se destaca com o fenômeno Harval H6 e tem buscado espaço com o GWM Ora 03.
Conclusão
O Haval H4 representa um passo significativo para a GWM no Brasil, trazendo inovações tecnológicas e uma proposta diferenciada para o mercado de SUVs médios. Com sua combinação de motor híbrido flex plug-in, design moderno e dimensões generosas, o Haval H4 tem tudo para conquistar os consumidores brasileiros. A expectativa é que o modelo não apenas eleve o padrão dos híbridos no país, mas também reforce a presença da GWM.