Vai Voltar? Novo Ford Ecosport 2025 ganha proposta de design

0
9421

Depois de uma história de sucesso, especialmente no Brasil, o Ford Ecosport deve às lojas no início de 2025. No entanto, o lançamento não será no Brasil, pelo menos neste primeiro momento. O SUV deve estrear na Europa no próximo ano em versões a combustão, híbridas e elétricas.

Ford Ecosport 2025 Concept / Foto: KDesignAG
Ford Ecosport 2025 Concept / Foto Projeção: KDesignAG

O Retorno do Ecosport à Europa

O projeto de uma nova geração está em andamento e deverá colocar a marca novamente em disputa na categoria a partir de 2025. O modelo terá a missão de ‘fazer volume’ em termos de vendas e será oferecido tanto em versão a gasolina quanto em variante totalmente elétrica. Ademais, o retorno do EcoSport contemplará especialmente a Europa e ajudará a Ford a compensar o fim de modelos importantes para a marca na região, como Fiesta e Focus.

Foto: KDesignAG
Foto: KDesignAG

É importante lembrar que a Ford já vendeu o EcoSport por lá na geração passada, alcançando um desempenho comercial bastante satisfatório, com quase 50.000 unidades anuais vendidas.

Foto: KDesignAG
Foto: KDesignAG

A fábrica de Craiova, na Romênia, produzia o modelo. Agora, tudo indica que a planta de Valência, na Espanha, concentrará a produção. Assim, a própria Ford já confirmou que produzirá na unidade “novo modelo do tipo multi-energia”, sem revelar detalhes. Apesar do mistério, o veículo em questão é justamente o próximo EcoSport.

Foto: KDesignAG
Foto: KDesignAG

Posicionamento e Competição

No portfólio europeu da Ford, o EcoSport 2025 ficará posicionado abaixo do Puma e, como mencionado, terá a missão de alcançar altos volumes comerciais, especialmente diante da queda na demanda por elétricos. Para tanto, terá preços competitivos e pareados com os valores cobrados pela concorrência, em especial o Dacia Duster. Entretanto, o romeno é um dos SUVs mais vendidos da Europa há anos e será o principal rival a ser combatido pelo próximo EcoSport.

Ford Ecosport 2025 Concept / Foto: KDesignAG
Ford Ecosport 2025 Concept / Foto: KDesignAG

Design e Projeções

Baseado em informações vazadas até o momento, o designer brasileiro Kleber Silva (KDesignAG) fez projeções de como o SUV deve ficar. Segundo suas projeções, o novo Ecosport terá um desenho mais maduro, com traços de outros carros em linha da Ford, como Edge e Mondeo. Além disso, a frente é bem vertical, com luzes diurnas formadas por filetes de LED integrados à grade dianteira. Os faróis principais vêm logo abaixo, integrados aos para-lamas.

Foto: KDesignAG
Foto: KDesignAG

O teto poderá ter pintura contrastante e as maçanetas têm formato mais tradicional. Atrás, as lanternas são interligadas por uma faixa luminosa e invadem as laterais da carroceria. Ainda não há informações sobre como será o interior, mas não deve fugir muito do padrão adotado em SUVs da marca, com central multimídia com sistema Sync 4, painel digital e acabamento sóbrio.

Foto: KDesignAG
Foto: KDesignAG

Expectativas para o Mercado Global

A expectativa é de que o Ecosport tenha diferentes tipos de motorizações, desde opções somente a combustão, híbridas e até elétricas. Um dos objetivos do modelo será tirar vendas do Renault Duster no mercado europeu, já que o francês tem boas vendas graças ao seu bom custo-benefício. Posicionado abaixo do Puma, o SUV terá produção em Valência, na Espanha.

Foto: KDesignAG
Foto: KDesignAG

A chegada do EcoSport a outros mercados globais ainda é uma incógnita. No Brasil, a Ford parou de vender o EcoSport em 2021 após fechar a fábrica de Camaçari (BA). Entretanto, na época, a fabricante trabalhava no desenvolvimento da quarta geração do SUV compacto, inclusive algumas mulas já rodavam realizando testes usando a carroceria do Ka Sedan. Caso volte a ser vendido por aqui, será apenas como importado.

Ford Ecosport 2025 Concept / Foto: KDesignAG
Ford Ecosport 2025 Concept / Foto: KDesignAG

Conclusão

O retorno do Ford Ecosport em 2025 marca uma nova fase para a Ford na Europa, com o modelo destinado a preencher a lacuna deixada por outros veículos descontinuados. Com um design renovado e possíveis opções de motorização variadas, o EcoSport promete ser um forte concorrente no mercado de SUVs compactos, enfrentando de frente o popular Dacia Duster. No entanto, embora o Brasil não esteja nos planos imediatos, a possibilidade de importação futura mantém a esperança dos fãs do modelo no país. Assim, o novo EcoSport é um exemplo da evolução contínua da Ford em resposta às demandas e tendências do mercado global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui